Expansão de ideias
A advogada Sandra Comodaro, que foi embaixadora da TOPVIEW ao longo do último ano e destacou-se em entrevistas marcantes com grandes nomes do mundo jurídico e empresarial brasileiro, conta o que mais a marcou na embaixada e quais são seus novos planos para o ano que vem. Confira:
Durante a sua embaixada na TOPVIEW, pudemos ver sua admiração por lideranças femininas – sobretudo no meio jurídico. Qual nome mais a inspira atualmente?
Já dá para imaginar o que a sociedade perdeu, desde os primórdios, não dando a oportunidade para uma mulher crescer profissionalmente em tantas áreas existentes. Sou uma eterna entusiasta de ver mulheres assumindo papéis importantes no mundo corporativo. Poderia citar inúmeras delas, mas destaco uma que tive a oportunidade de entrevistar recentemente: a Juliana Azevedo, presidente da Procter & Gamble Brasil. Com uma gestão transformadora e uma capacidade ímpar de agir em muitas direções, ela lidera encorajando e compartilhando o poder e a informação com todos. Uma outra líder inspiradora para quem quer empreender é Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora e presidente do Instituto RME. E, no meu segmento de atuação, Rosa Weber e Cármen Lúcia, ambas do Supremo Tribunal Federal (STF).
Destaque um momento ou uma entrevista marcante feito(a) no Grupo RIC ao longo do último ano.
Todas foram com grandes personalidades de destaque nacional. Todavia, com o Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, me marcou bastante pelo seu otimismo, foco e planejamento estratégico em um dos piores momentos da recessão econômica frente à pandemia sanitária no Brasil.
Em sua matéria de apresentação como embaixadora, você se definiu como uma “amante do trabalho”. Você ainda se entende dessa forma?
O trabalho, para mim, significa saúde, prazer, realização e satisfação em fazer acontecer. Costumo dizer que
gosto de criar raízes por onde passo. Ao longo da minha carreira profissional, atuei somente em duas empresas.
Em uma, permaneci por 11 anos e na outra por 15 anos. Comecei a trabalhar cedo, aos 17 anos. À época, cursava Administração de Empresas. Mesmo com todos os desafios inerentes à profissão, saí com a posição de executiva. Depois, cursei Direito e passei a advogar em um escritório de advocacia de São Paulo. Aceitei o convite para implantar, do zero, uma filial em Curitiba, mesmo sem nunca ter estado no Paraná antes. Deixei esse escritório como sócia-diretora após 15 anos na estrutura.
Quais são os novos caminhos que a esperam de agora em diante?
Recentemente, me tornei sócia da Comodaro & Fontana Sociedade de Advogados com três filiais no Brasil, que possui know-how na área tributária, cível, trabalhista, previdenciária e M&A (fusões e aquisições). Estou responsável pela expansão do escritório.
*Look por Brooksfield Donna | Agradecimentos: Livraria da Vila
*Matéria originalmente publicada na edição #243 da revista TOPVIEW.