Orgulho da terra
Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
– Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
Foi com este poema de Manuel Bandeira que Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC, iniciou seu discurso na noite de entrega da primeira edição do Prêmio Orgulho da Terra – que homenageia profissionais da agricultura paranaense. O prêmio, organizado pelo Grupo RIC em parceria com o IDR Paraná e a Ocepar, destaca atitudes que apresentam o compromisso da agricultura com a sustentabilidade e o crescimento socioeconômico do estado.
“Está no DNA do Grupo RIC dar voz aos projetos que constroem o Paraná. É um orgulho dizer que somos pioneiros nesse tipo de premiação, que incentiva o agronegócio, e também pioneiros na excelência do conteúdo do campo, por meio do nosso programa RIC Rural, em parceria com Sérgio Mendes e Rose Machado”, pontuou Petrelli no discurso.
A iniciativa foi enaltecida pelas autoridades presentes no local. O governador do Paraná, Ratinho Jr., comentou: “É uma iniciativa fantástica do Grupo RIC, que a gente tem que parabenizar e prestigiar. Às vezes, a gente acaba reparando muito e sobressaindo as grandes cooperativas do estado, as grandes empresas do agronegócio, mas quem faz tudo isso é o pequeno agricultor, em especial do Paraná.”
A vencedora da categoria Agroindústria, Franciele Rechemback, ficou feliz com o reconhecimento: “Estou me sentindo muito honrada em ganhar o prêmio pelo trabalho e pela dedicação que a gente tem no campo. A gente fica muito feliz, muito contente com essa conquista.”
Confira todos os vencedores do prêmio:
Carlos Stuany – Psicultura
Dalton Ludewig – Produtor de Aves
Marino Gabriel – Produtor de Suínos
Franciele Rechemback – Agroindústria
João Carlos Ribas Ortiz – Bovinocultura de Leite
Moacir Gaspareto – Feijão
Elza cordeiro – Inclusão Social
Claudecir Lucman – Sericicultura
Lucia Alves – Agroecologia
José Alfredo Silveira Bovo – Bovinocultura de Corte
Laercio Dala Vecchia – Soja e Milho
João Carlos Betiatto – Turismo Rural
Norberto Ortigara – Personalidade do Ano do Agronegócio
*Matéria originalmente publicada na edição #257 da revista TOPVIEW.