K-Classic: Violoncelista sul-coreana premiada se apresenta em Curitiba com entrada franca
A Ganhadora do prestigiado Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica, em 2022, a violoncelista sul-coreana Hayoung Choi se apresenta em Curitiba nesta terça-feira (10/10), no Auditório Regina Casillo, com entrada franca.
LEIA TAMBÉM: A very Cozy Home: marca apresenta nova coleção da Missoni em evento ousado e inédito na Cerâmica Jardim
Uma das mais consagradas musicistas de sua geração, ela está em turnê pelo Brasil como solista e recitalista. Neste tour, passa por quatro capitais: chega em Curitiba depois de ter tocado em Manaus e Belo Horizonte. Após o Paraná, se apresenta em São Paulo. A turnê, com direção artística de Cristina Barros-Greindl e Fábio Caramuru, tem patrocínio da Coimpa/Umicore, BNP Paribas e Peróxidos do Brasil. Em Curitiba, tem apoio de Casillo Advogados, Solar do Rosário e hotel Bourbon.
No concerto, Hayoung Choi é acompanhada pela pianista Araceli Chacon. Interpretará duas obras: Arpeggione, de Franz Schubert; e Sonata para violoncelo e piano, Op. 19, de Sergei Rachmaninov.
Hayoung Choi celebrou a conquista do prêmio aos 24 anos de idade. Mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim, também foi aluna na Universidade Nacional Coreana de Artes Myung-Wha Chung e Hyongwon Chang; na Purcell School para Jovens Músicos, na Inglaterra, com Alexander Boyarsky; e na Academia Kronberg, sob orientação de Frans Helmerson e Wolfgang Emanuel Schmidt.
Como solista, já se apresentou com a Kremerata Baltica, a Camerata Salzburg e as filarmônicas de Cracóvia, Olsztyn e Suwon. Além do Prêmio Rainha Elisabeth, a violoncelista acumula também vitórias em concursos internacionais na Polônia, Áustria, Croácia e Alemanha.
Hayoung Choi abriu sua turnê pelo país dia 28 de setembro, em Manaus (AM), com a Filarmônica Amazonas; já nos dias 5 e 6 de outubro tocou em Belo Horizonte (MG), com a Filarmônica de Minas Gerais; no dia 8 de outubro, faz recital na Fundação Oscar Americano, em São Paulo. E encerra sua turnê no dia 15 de outubro, novamente na capital paulista, agora apresentando-se ao lado da Orquestra Jovem do Estado de SP, na Sala São Paulo.
Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica
A competição internacional existe desde 1937 e é uma das mais respeitadas do gênero, premiando pianistas, violinistas, violoncelistas, cantores e compositores (alternadamente entre um ano e outro) do mundo todo. Seu nome é uma homenagem à monarca belga (ela mesma, praticante de violino).
Serviço
Quando: 10 de outubro de 2023, terça-feira, às 20h.
Onde: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro
Entrada: Gratuita – o público interessado deve ligar para reservar seu ingresso.
Contatos: Casillo Advogados: 3310-6800 ou 99900-8312 (WhatsApp), com Edna. Solar do Rosário: 3225-6232 ou 98803-8089, com Luciene.