PODER EVENTOS

#FRESHWATER: um overview da 1ª Foz Internacional Boat Show

Realizado pela primeira vez na cidade, Foz do Iguaçu Boat Show movimenta mais de R$ 28 milhões em negócios

A paixão pelas águas tem atraído cada vez mais pessoas em busca de lazer e contato com a natureza. A valorização da qualidade de vida e de momentos em família refletiu no desempenho da indústria náutica nacional, que registrou um crescimento expressivo nos últimos anos. Atualmente, o país tem mais de um milhão de barcos navegando.

Mais de 30 marcas participaram do evento

Além dos quase 7,5 quilômetros de litoral, o Brasil tem amplas possibilidades de desenvolvimento náutico das vias interiores, já que possui mais de 41,6 mil quilômetros de vias navegáveis – e o Paraná pode despontar como referência no segmento. O estado já é o segundo do país em número de embarcações registradas, com mais de 70 mil, e tem grande potencial náutico de água doce.

Com objetivo de fomentar esse desenvolvimento e o turismo náutico sustentável, foi realizado, de 23 a 26 de novembro, em Foz do Iguaçu – PR, nas margens do Lago de Itaipu, o primeiro boat show brasileiro de água doce. O evento reuniu mais de 30 marcas expositoras e, além de barcos de renomados estaleiros, de 19 a 42 pés, o público de mais 6 mil pessoas conheceu as novidades em acessórios ligados à náutica, caminhonetes, helicópteros, experiências aquáticas e até barcos em formato de carro esportivo. No total, foram 40 barcos vendidos e mais de R$ 28 milhões em geração de negócios.

“O Foz Internacional Boat Show veio para propiciar que este lago tenha 10 mil barcos navegando nos próximos 10 anos, inclusive, com o apoio para que novas estruturas náuticas sejam construídas. Iniciativas como esta de trazer um boat show para um lugar novo e ainda pouco explorado, têm como objetivo fomentar o uso sustentável desse espaço, que tem grande potencial náutico, o que impacta diretamente na geração de empregos, seja na indústria ou no turismo, além de trazer desenvolvimento econômico para a região. O primeiro passo foi dado – agora, é dar continuidade a essa iniciativa, ampliando estruturas para atender o setor”, afirma o presidente do Grupo Náutica e da Boat Show, Ernani Paciornik.

Balanço e futuro da Foz Internacional Boat Show

A primeira edição do Foz Internacional Boat Show teve como missão lançar um novo olhar para o potencial de desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Lago de Itaipu e inseri-lo nesse mercado de alto potencial comercial. E, de acordo com a diretora-geral do Boat Show, Thalita Vicentini, essa meta foi alcançada.

A feira reuniu mais de 6 mil pessoas

“Os expositores ficaram satisfeitos. Eles venderam barcos, conseguiram abrir novos relacionamentos e negócios e, muito mais do que isso, identificaram um novo potencial de mercado, além de prospectarem novas revendas na região e verem todo o potencial do Paraguai. Os expositores são o termômetro para a continuidade do projeto”, descreve Thalita.

Ela explica que há interesse do setor e dos expositores em continuar o projeto no próximo ano.

Turismo náutico sustentável

Com uma bacia hidrográfica que corresponde a 12% de toda a reserva de água doce do mundo, há muito o que ser desbravado no ecoturismo das águas brasileiras. Só o Lago de Itaipu, por exemplo, tem 1.350 quilômetros quadrados e 170 quilômetros de extensão – e 16 cidades o margeiam, entre Foz do Iguaçu (PR) e Mundo Novo (MS).

No país, o PIB do turismo náutico corresponde a aproximadamente R$ 12 bilhões, uma parcela de 1,6% do PIB total do turismo nacional. E o potencial é ainda maior: o setor pode alcançar um PIB superior a R$ 40 bilhões, gerar mais de 150 mil empregos e representar até 3,5% do PIB do total do turismo. E foi com esse olhar no futuro que a Boat Show, por meio do Grupo Náutica, escolheu Foz do Iguaçu, no Paraná, para a primeira edição da feira a ser realizada em águas interiores no Brasil.

Estaleiros participantes da Foz Internacional Boat Show 2023

Sessa Marine, Intermarine, Solara, Ventura, Fibrafort, NX Boats, Coral, Mestra, Ross Mariner, Grand Ocean, Sea-Doo, Yamaha, Hidea e Seacar foram algumas das marcas do mercado náutico que participaram da ação inédita na Tríplice Fronteira. Entre eles, estava também a Triton Yachts, única fabricante de embarcações do Paraná.

“Foi uma experiência bem positiva para nós, que acabamos divulgando e atingindo mais pessoas, não só aqui da região. Ainda mais que trouxemos a Flyer 38, um modelo recém-lançado na linha. Percebemos também uma grande visitação de pessoas de outras localidades, como Paraguai e Argentina”, afirma Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts

ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO POR TVBC  TOPVIEW Branded Content. Trata-se de um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente. Esta notificação faz parte da nossa política de transparência com o leitor e o mercado anunciante.

Deixe um comentário