Decorar com arte
Há quem diga que a produtora de eventos Ilse Lambach possui um feeling de artista. Já eu prefiro dizer que ela é uma artista que decora com arte. Somando mais de duas décadas de profissionalismo e realização de cerimônias inesquecíveis, a realizadora de eventos (e de sonhos) foi a convidada da minha coluna desta edição para contar sobre sua trajetória e como a arte, o décor e a produção de eventos se unem em um só propósito. Leia a entrevista!
Fazer uma festa é um bom investimento?
A palavra “investimento” carrega, comumente, um significado econômico que representa a aplicação de recursos com a finalidade de obtenção de lucros. Em um evento, creio que os anfitriões devem estar imbuídos de outro significado para essa palavra: o do sentido psicológico. Investimento significa também aplicar uma carga afetiva a uma ideia. Uma celebração parte de uma ideia e da intenção de quem festeja de compartilhar um momento representativo – e, por vezes, único – com pessoas especiais. É esse o contexto para investimento que procuro tornar realidade ao aliar a otimização dos recursos econômicos à produção de um verdadeiro espetáculo, que emocione aqueles que o presenciam.
Antes de ser produtora, você foi artista. Você acha que isso contribui para o diferencial de suas festas?
Eu sinto que o exercício da arte é algo que se confunde com a minha vida. Eu poderia mencionar histórias de minha infância ou do período em que realizei uma intensa produção em óleo sobre tela, como também posso dizer que era por meio de inspirações artísticas que realizava as recepções em minha residência ou as festas de aniversário na infância de meus filhos. Minha atuação como produtora de eventos está intimamente ligada à arte, desde a concepção de um projeto de decoração até o momento da produção da festa. A produção de eventos não se trata somente de realizar o ato de reunir fornecedores dos itens desejados pelos anfitriões como, também de “reger uma orquestra”, harmonizando cada elemento para que esteja em conformidade com o sentimento desejado por quem celebra.
O que está por trás do “grande dia”?
Expectativas para quem celebra e trabalho incansável para materializar a comemoração. Vivemos um período marcante em nossas vidas, sobretudo com a pandemia. É notório que o setor de eventos foi severamente impactado. E não estou falando sobre os aspectos econômicos, mas, novamente, sobre o sentido psicológico, em especial o de quem deseja celebrar. Acredito que a atuação do produtor de eventos tornou-se ainda mais importante para o sucesso de uma festa, já que oferecer segurança, expertise, criatividade e empatia são elementos fundamentais para a contenção da ansiedade algo tão em pauta em nossos dias. O “grande dia” requer uma produção impecável e, além disso, a absoluta preservação dos motivos pelos quais os anfitriões celebram com seus convidados. Nada pode falhar.
Qual é o sentimento do pós-festa?
Em 2021, completei 20 anos de atuação como produtora de eventos. Confesso que, ao concluir um evento, sinto aflorar as emoções que representam a história dos anfitriões e que proporcionaram a oportunidade de me inspirar para produzir um momento inesquecível. Hoje em dia, as redes sociais são um instrumento por meio do qual milhares de pessoas podem se encantar, mas nada supera o meu contato com os anfitriões nos dias posteriores. É simplesmente indescritível. Existem muitas responsabilidades e muito trabalho em lidar com a realização de sonhos. O que te move? O que me move é o meu sentimento de que, enquanto aqui estiver, poderei encantar e emocionar quem deseja celebrar a vida!
5 dicas de como se planejar para o dia do casamento, por Ilse Lambach
- É hora de celebrar o amor. Este é o dia de vocês. Aproveitem.
- Tudo foi feito para um evento perfeito. A única preocupação dos noivos deve ser comemorar com os convidados.
- Evento perfeito é aquele que faz bem para quem convida. A única avaliação adequada é a dos noivos.
- A ansiedade para o grande dia não pode atrapalhar a festa. Guardem todas as energias para a hora certa.
- Não hesitem em solicitar tudo o que for preciso. Vocês dispõem de pessoas que estão prontas para auxiliar durante toda a celebração!
*Matéria originalmente publicada na edição #264 da revista TOPVIEW.