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1ª Conferência do Luxo acontece em Curitiba

Por Camila Gino

Sem deslumbramentos, nem ostentação, luxo é um lucrativo mercado que demanda muito trabalho, informação e concentração. “O mercado de luxo é um palco, e você atua como um artista”, enfatiza Laercio Xavier, diretor no país da joalheira francesa Van Cleef & Arpels, que abriu loja no Brasil há cerca de 2,5 anos no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Laercio será um dos palestrantes da primeira edição do evento itinerante Conferência do Luxo, a se realizar em 9 de abril em Curitiba, no Teatro Fernanda Montenegro. “O mais importante para nós é que as pessoas conheçam o mercado. E o novo conceito do luxo”, enfatiza à TOP VIEW a organizadora, Angelita Siqueira. Nesta entrevista exclusiva, ela conta mais sobre o que acontecerá na conferência, e fala sobre as tendências para o luxo.

Luxo é um mercado em projeção no Brasil. No Sul não é diferente, mas ainda não havia um evento específico para discutir tendências, ideias e experiências sobre este segmento. Foi isso que motivou a criação da Conferência do Luxo?

O mais importante para nós é que as pessoas conheçam o mercado. E o novo conceito do luxo, bem diferente do difundido na época dos grandes reis e dinastias europeias, quando havia somente a ostentação. O luxo é um mercado como outro qualquer, que movimenta a economia, fomenta negócios e gera empregos.

O que o público vai encontrar nesta primeira edição? Qual será a programação?
Palestrantes experientes em atender projetos do mercado de luxo e em atender bem as pessoas que precisam de atendimento diferenciado para realizar sonhos. Nesta edição teremos especialistas voltados aos negócios para o varejo de produtos e serviços, ao fomento de novos negócios e ao posicionamento e geração de valor no mercado digital, relacional e comportamental. A programação completa já está no site do evento [www.conferenciadoluxo.com.br].

Como você organizou o encadeamento dos temas e dos palestrantes desta primeira edição? Qual o conceito por trás desta primeira conferência?
A ideia original do evento, bem como os convidados, é mérito da Maison Du Luxe, [consultoria de luxo] do Claudio Diniz, da qual tenho a honra de fazer parte, e represento aqui no Sul. O encadeamento de palestrantes e temas partiu da união de forças de alguns dos especialistas da própria Maison.

A Conferência do Luxo será um evento itinerante: por que a opção por um evento itinerante? O que está previsto para a próxima edição?
Temos convites para levar o evento para outras capitais, e a proposta é a troca de experiências sobre o conceito do luxo aqui no Brasil, então, a ideia de ser itinerante traz dinamismo ao evento.

A própria conferência é uma tendência: no mundo todo vemos eventos programados neste sentido – caso da Condé Nast internacional, que realiza no final de abril em Florença sua primeira Luxury Conference também. Como você identificou esta necessidade do mercado, e, em sintonia com o momento mundial, desenvolveu uma Conferência do Luxo para o mercado brasileiro?
A Maison du Luxe, de quem partiu a ideia, conversa com este mercado há algum tempo e percebe seus movimentos. Eu Atuo no Paraná há 11 há anos com os serviços concierge para o mercado premium, e me considero uma estudiosa do luxo. Mas percebemos a mesma dificuldade do restante do país: conhecer, diferenciar e transformar o luxo em negócios, através de nosso comportamento elegante e respeitoso às pessoas.

A Top View e o Grupo RIC, do qual faz parte a revista, desde o início acreditaram na conferência e são parceiros do evento: por que é importante que os veículos de comunicação percebam estes movimentos do mercado e fomentem estas discussões?
A Top View foi a primeira publicação do Paraná de luxo, e isso sinaliza para nós conhecimento no setor, por meio de conteúdo pautado em fatos. A RIC “conversa” com todos nós: empresários, varejistas, comerciantes e comerciários, que trabalham na linha de frente atendendo as pessoas que consomem o luxo e com certeza desejam atualizar conhecimentos na conferência, para viabilizar relacionamentos propulsores de negócios.

Para você quais são as tendências para o luxo, no mundo, no Brasil e no Sul do país?
O foco na experiência e na exclusividade. E, como especialista em comportamento, posso dizer que a tendência é de que cada vez menos as pessoas terão necessidade de expor onde foram e o que compraram. O que vai valer não será o que foi comprado, mas sim a experiência que aquilo agregou, a realização dos sonhos e as lembranças. Mas isso é um processo, que passa por alguns estágios – e um deles ainda é a ostentação e o desperdício.

Por que o luxo se tornou tão importante para as pessoas, de forma geral?
Para alguns é visto como mais um mercado, como outro qualquer, onde bens e serviços de alto valor agregado são comercializados, mas o ser humano sempre deseja evoluir, crescer e se posicionar de alguma forma. O luxo é um caminho para esta realização pessoal, dos sonhos e desejos, da obtenção de status, do pertencer, do reconhecimento perante um grupo de pessoas.

SERVIÇO

1ª Conferência do Luxo
Quando: 9 de abril de 2015
Horário: 9h às 18h
Onde: Teatro Fernanda Montenegro, Curitiba
www.conferenciadoluxo.com.br

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