Joalheria de luxo celebra o Ano da Serpente com nova coleção
A renomada Bvlgari, alta joalheria romana, celebrou o Ano da Serpente com o lançamento da exposição “Serpenti Infinito” em Xangai. A experiência imersiva explorou os universos da arte, do artesanato e do legado das infinitas transformações associadas ao icônico símbolo da serpente, em um evento que reuniu personalidades globais e apresentou o vínculo intercultural entre a tradição chinesa e a Maison italiana.
LEIA TAMBÉM: Bottega Veneta celebra tradição de Liuyang em nova campanha
O evento, realizado no complexo histórico revitalizado de Zhangyuan, foi conduzido pelo CEO da Bvlgari, Jean-Christophe Babin, e contou com a presença dos embaixadores da marca, Anne Hathaway e Liu Yifei, além de artistas como a indonésia Cinta Laura Kiehl e o cantor vietnamita Ho Ngoc Hà. Convidados ilustres como Andrew Wu, presidente da LVMH Greater China, e Tiziana D’Angelo, cônsul geral da Itália em Xangai, também marcaram presença, junto de renomados artistas internacionais que expuseram suas obras no evento.
Anne Hathaway foi um dos grandes destaques, usando um deslumbrante colar Serpenti de Alta Joalheria com gemas coloridas, acompanhado de anéis e brincos da mesma coleção. A atriz completou o look com um vestido dourado tomara-que-caia, reforçando sua elegância icônica.
Cerimônia
A escolha do dia 8 de janeiro para a inauguração não foi por acaso: o número 8, símbolo do infinito, reflete a natureza transformadora da serpente, tema central da exposição. Com 28 obras de 19 artistas chineses e internacionais – incluindo 11 criações exclusivas – a mostra se desdobra em três capítulos: Criação de Serpentes na História, Serpentes nas Artes e Transformações Contemporâneas. As peças incluem joias históricas do acervo da Bvlgari, relógios e coleções inéditas de alta joalheria.
Entre os destaques da exposição, a instalação “Infinito: AI Data Sculpture”, de Refik Anadol, impressionou os convidados com sua escultura tridimensional exibida em uma sala espelhada de 360 graus.
A cerimônia inaugural em Zhangyuan contou com a presença de cerca de 350 convidados internacionais, os quais, depois de desfrutar de um tour privado pela exposição, se divertiram com a apresentação de uma banda ao vivo, que trouxe uma vibração hipnotizante à noite.
Arte e tradição
Fortalecendo o vínculo intercultural entre Serpenti e a tradição chinesa, o evento sediou um Bazar de Ano Novo Chinês dedicado, onde foi possível vivenciar os rituais, o fascínio e a atmosfera calorosa desta celebração alegre. Da criação de um cartão da sorte personalizado à confecção de fantoches de sombra Serpenti, os convidados se envolveram em atividades tradicionais e divertidas, e se deliciaram com provas de pratos chineses icônicos.
Durante esta exposição extraordinária, mestres artesãos da Bvlgari estiveram e seguirão presentes para mostrar o artesanato excepcional da Maison por meio de um workshop interativo. Futuros visitantes também terão a oportunidade de descobrir a experiência do cartão postal Serpenti, onde poderão enviar cartões postais criados especialmente para a exposição com 20 ilustrações notáveis inspiradas na Serpenti – metade criadas por alunos de escolas de arte de elite e a outra por crianças talentosas com autismo. Esta iniciativa destaca a fusão entre arte e humanidade.
A exposição estará aberta ao público entre 9 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025, prometendo uma imersão única na história e na modernidade do símbolo mais icônico da Bvlgari. Um verdadeiro convite a explorar a riqueza criativa e cultural da serpente, em constante metamorfose.