PODER

Cintia Malaquias entrevista Ubirajara Franco, o super construtor de alto padrão

Ubirajara Franco, da Mônaco Construtora, fala sobre os desafios de atuar no setor e os aprendizados que colheu ao longo de mais de 20 anos

Neste mês, meu bate-papo é com Ubirajara Franco, engenheiro civil e proprietário da Mônaco Construtora, referência em construções de casas de alto padrão em Curitiba e região – dono de mais uma história de sucesso no mundo dos negócios.

Como você entrou no setor de construção civil?

Estudava Engenharia Civil em 1993 e sempre fui fascinado por construção. Ao começar a construir, na época, notei a defi ciência que existia em mão de obra especializada. O que me empolgou foi exatamente esse desafio, de montar e preparar equipes que amassem seu trabalho e estivessem sempre comigo, com os mesmos ideais e expectativas.

Quais são as particularidades e os desafios desse setor?

A construção de uma residência de alto padrão é uma arte, não pode ser feita por alguém sem experiência, sem qualificação. A perfeição do produto final depende de cada fase ser executada com total dedicação e profissionalismo. Atualmente, a tecnologia ajuda muito na elaboração e realização de projetos, por isso, o mais trabalhoso é a análise criteriosa de cada projeto com a finalidade de reduzir custos, usando produtos de ponta.

Quais são os diferenciais da Mônaco?

Nossa empresa cuida de cada obra como se fosse única. Nossos técnicos e engenheiros estão todos os dias em campo, acompanhando tudo de perto. Procuramos não cometer erros nem desperdícios. A Mônaco é a única construtora que trabalha com sistema de cobrança por cronograma: não pedimos entrada nem valores adiantados em nenhuma fase, o cliente só paga o que já está construído percentualmente e de acordo com a NBR 12.721 (norma regulativa para a construção civil elaboradas pela ABNT).

Como você foi se atualizando enquanto businessman ao longo dos anos?

A atualização é contínua e permanente, não só nas finanças, mas também em sentir como o mercado está reagindo a cada momento. Pesquisas e leitura são essenciais; ter bons relacionamentos com empresas e pessoas do ramo também nos traz lições importantes. A principal mudança foi entender cada cliente, estar junto do seu sonho, participar dos seus desejos e expectativas, tratar cada projeto com a importância que ele merece. Estar presente desde a escolha do terreno, se necessário, ter boa comunicação com os arquitetos, viver a obra, curtir com os proprietários cada fase. O mercado exige isso.

É comum o surgimento de surpresas durante uma obra. Como você lida com essa questão?

É comum ter algumas surpresas, como alterações no projeto pela vontade dos clientes, mudança de estratégia devido ao mal tempo ou escolha de novos fornecedores. Mas isso se tornou comum em nosso meio e entendemos como o dia a dia do nosso trabalho.

Qual o maior aprendizado que você teve durante a sua trajetória?

Que toda empresa é formada por pessoas, que têm suas famílias, fi lhos, problemas, tristezas e alegrias, e que temos que estar juntos. Ter uma parceria com os colaboradores é tudo, e isso certamente se reflete no sucesso de cada empreendimento.

3 lições de negócios que aprendi com Ubirajara Franco

  1. Trabalhar com paixão
  2. Atualizar-se continuamente
  3. Tratar cada cliente como único

Deixe um comentário