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Givenchy, marca francesa de produtos luxuosos de beleza, realizou a primeira live shopping com a Mimo Live Sales, empresa especializada em vendas por meio de lives

A experiência de compra através do live shopping, que combina entretenimento, conteúdo e oportunidades, já é considerada uma das ferramentas essenciais do varejo na China, país precursor nesse modelo de comercialização de produtos – onde esse mercado já é responsável por movimentar cerca de 200 bilhões de dólares. Em todo o mundo, segundo dados de pesquisa da Research and Markets, a indústria do social commerce, da qual esse formato de vendas ao vivo faz parte, deve crescer 39% ao ano e movimentar 600 bilhões de dólares até 2027.

Pioneira nesta nova modalidade em toda a América Latina, a startup brasileira Mimo Live Sales, fundada pelas executivas Monique Lima e Etienne Du Jardin, em novembro de 2020 – em plena pandemia –, e tem como objetivo principal democratizar esse formato de venda no país.

“A Mimo é uma plataforma que basicamente une o live streaming e ecommerce em uma única experiência. O consumidor entra na live que está acontecendo com demonstração de produtos e ali fazemos, por exemplo, um tutorial de maquiagem, o espectador aprende como fazer os truques de make, interage no chat, faz perguntas e, depois disso, ele compra. Tudo na mesma tela”, explica Monique Lima, acrescentando que, na verdade, é a experiência de comprar em loja, mas no conforto da própria casa.

Em maio, a Givenchy Beauty, marca francesa de produtos de beleza de luxo, realizou a primeira live através da plataforma. Durante e após a transmissão, apenas no site, a marca vendeu mais de 25 mil reais – além das vendas feitas na própria Mimo Live Sales. Para Marjorie Pilli, diretora geral da marca, que é uma das poucas de high fashion que não possui loja física no Brasil, com a pandemia, a Givenchy precisou ser muito criativa no trabalho com os parceiros para que houvesse um aumento na entrega e apresentação de perfumes e cosméticos aos clientes durante esse período.

“Foi quando nasceu a parceria com a Mimo. Precisávamos mostrar de uma forma criativa, com engajamento, nossos produtos e lançamentos,o que o site sozinho não consegue fazer: mostrar, fazer aplicação. Você pode descrever e fotografar uma textura, mas não é o mesmo do que vê-la como acontece em uma live”, afirma Marjorie, lembrando que, na transmissão pela Mimo Live Sales, a conversa foi protagonizada pelo brasileiro Aguinaldo Leandro, make up artist internacional da Givenchy, junto com a influenciadora digital Mari Rivas.

“Com a pandemia, ele foi proibido de viajar. Ele sempre fez muitas apresentações nas lojas e até aplicações na cadeira. Até hoje não podemos oferecer nossos produtos para serem testados em nossos pontos de venda. Nossa saída foi justamente trazer esse maquiador para apresentar uma hora da live, narrando toda a rotina dos nossos produtos”, destaca a diretora da Givenchy. Monique, por sua vez, reitera que a live não é apenas venda: é uma transmissão que leva ao público conteúdo e informações sobre as marcas.

“Fazemos um verdadeiro mix de conteúdo e vendas. Quando temos lives gostosas de assistir, independentemente da venda, bingo! Você entretém ao mesmo tempo que conquista o consumo”, acrescenta Monique Lima. Durante as transmissões, um storytelling é construído para que haja envolvimento com o público, que pode interagir pelo chat, enviar perguntas, conferir dicas e, no momento que desejar, realizar compras – tudo na mesma tela.

“Somos uma marca com anos de história – e nosso apresentador conta justamente essa história. Temos toda a parte de moda e cosméticos, uma narração que envolve a história da fragrância criada para Audrey Hepburn. Tivemos que buscar essas alternativas de contar de forma criativa, ao mesmo tempo que prenda a atenção do espectador, gerando interesse de, posteriormente, efetivar a compra”, conclui Marjorie.

*Matéria originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.

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