PODER

Embaixadora de arquitetura: Eliza Schuchovski, agosto de 2018

Luminosidade em destaque: O cuidado com a iluminação é importante para a valorização dos ambientes, entre eles, o espaço gourmet

A arquitetura pode ter formas inovadoras e materiais incríveis, mas a criatividade dos arquitetos para a captação da luz natural no interior das edificações muitas vezes é a protagonista, refletindo diretamente no resultado estético dos projetos. O valor da arquitetura é e será cada vez mais sobre a experiência que ela proporciona, criando ambientes favoráveis às relações humanas. A crescente consciência ambiental está determinando um futuro em que o desejo é promover uma arquitetura sustentável, a fim de aproximar as pessoas e o meio ambiente. Uma edificação que se integre à paisagem e crie a integração do interior com o exterior em total harmonia.

A arquitetura e a gastronomia também caminham juntas, envolvendo sentimento, cultura e sensações. Na busca por novos sabores, é possível descobrir novas arquiteturas. Esses espaços já se tornaram objeto de desejo dos clientes, que buscam um local agradável e elegante para o convívio com familiares e amigos em torno de alguma experiência culinária ou gastronômica. As janelas, portas e fachadas têm um papel fundamental nos projetos, envolvendo todos os ambientes, entre eles o espaço gourmet. Devemos reconhecer que elas têm um papel na integração do interno com o externo. Como fechamentos ou divisores em ambientes, eles sempre destacam as suas propriedades térmicas, acústicas, ergonômicas e higiênicas, além de atenderem exigências econômicas de durabilidade e rentabilidade. Elas podem oferecer a máxima liberdade de design e são projetadas para proporcionar conforto, segurança e eficiência energética ao usuário, de modo que conservem recursos.

Um exemplo de empresa que oferece soluções especiais para os projetos e com a qual me identifico é a marca europeia Schüco. Ela conta com produtos com as melhores tecnologias e inteligência na automação, além de linhas de design que valorizam esteticamente as edificações. A área gourmet é um dos ambientes que mais requer um cuidado especial na iluminação e no controle do ar, e a empresa oferece sistemas que proporcionam um excelente aproveitamento da luminosidade natural por meio de grandes áreas de vidro, além de maior conforto e proteção solar.

Busco trazer as soluções tecnológicas em meus projetos. Em um deles, uma obra em Itajaí (SC), atualmente estou trabalhando com a linha minimalista da Schüco. Os produtos garantem mais propriedades de conforto térmico, acústico e luminosidade. Hoje, a criatividade e a beleza estão presentes nas melhores soluções para design e arquitetura. O conceito de arquitetura minimalista é uma tendência para narrativas do design clean, em que a utilização de menos elementos tem mais valor. Elegantes e discretas, as portas de correr com design panorâmico minimalista da Schüco proporcionam ambientes únicos com máxima penetração de luz natural e maior senso de amplitude, o que resulta em mais integração e design, garantindo o conforto e eficiência energética.

*Coluna publicada originalmente na edição 214 da revista TOPVIEW

Deixe um comentário