Empresas digitais: como vai ser liderá-las? - TOPVIEW

Em breve sua empresa será digital. Como liderá-la?

O futuro é digital. E, com ele, as empresas também vão ser. Saiba como lidar com elas

Compartilhe
empresas digitais

Muito se fala na digitalização das empresas, e que, em breve, a maioria das empresas serão empresas de tecnologia. Independente do segmento da sua empresa hoje, ela será cada vez mais dependente de tecnologia e dos meios digitais. Ou seja, o futuro é baseado em empresas digitais.

E que impacto isso tem nas características necessárias aos executivos e empresários para terem sucesso?

Em agosto deste ano, o Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento de Wall Street, anunciou que vai contratar como nunca. Serão centenas de vagas abertas e fechadas em poucos meses. Porém nenhuma delas tem a ver com investimentos, serão todas de desenvolvedores e engenheiros de tecnologia. Um claro sinal do caminho sem volta que Wall Street está tomando para também se tornar um segmento digital.

Gerir esses novos profissionais, agora vitais para nossos negócios, requer esforços em conhecimento técnico e mudanças de comportamento.

A necessidade de conhecer conceitos básicos e o mínimo sobre os tipos de linguagens de programação, arquitetura de software e ciência de dados é primordial para discutir e decidir sobre temas relacionados à tecnologia. Assim como ter em mente que esses profissionais especialistas querem novas formas de trabalho e respondem à lideranças participativas, que se engajam nos projetos importantes para a empresa em que trabalham.

Empresas digitais: para entender

Recomendo cursos online do LinkedIn Learning, EdX, Coursera e Udacity para acessar esse conhecimento técnico digital básico. Sobre liderança recomendo ler sobre metodologias ágeis, gestão por squads e o livro Work Rules de Laszlo Block. Boa sorte!

Sobre o colunista

 

Diego Godoy é headhunter desde 2009, com passagens por empresas de serviço como PwC, Michael Page e Walt Disney Company. Formado em Administração de empresas pela PUCPR e com especialização em excelência de serviço pela Disney University. Fundou em 2018 a RecrutamentoFacil.com, empresa de recrutamento e seleção com foco em empresas de controle acionário familiar e startups. Atua ainda no projeto social Você Tech Aprender, que treina pessoas desempregadas nas profissões da nova economia.

In this article

Join the Conversation