E-book reúne soluções inovadoras relacionadas à COVID-19 - TOPVIEW

E-book reúne soluções inovadoras relacionadas à COVID-19

Publicação do Sistema Fiep traz movimentos tecnológicos que acontecem em todo o mundo e podem inspirar novos negócios

34 0
Compartilhe

A sociedade está enfrentando a Covid-19 de uma forma completamente diferente do que fez com epidemias globais anteriores. O tempo para a identificação e o sequenciamento genético do novo coronavírus ocorreu em recorde histórico. Além disso, a interpretação de amplas bases de dados, de forma inédita, vem auxiliando no entendimento da doença e permite prever sua evolução. Apresentar a forma como esses movimentos tecnológicos, que acontecem em todo o mundo, podem inspirar novos negócios é a proposta do E-book Sinais e Drivers Tecnológicos, que está sendo lançado pelo Observatório Sistema Fiep.

“Parece insensato debater avanços tecnológicos seguindo a lógica discutida anteriormente à atual crise global. Os direcionadores de negócios da pré-crise estavam focados em vantagem competitiva, redução de custos, produtividade, sustentabilidade e inovação. O objetivo era fazer com que as empresas funcionassem melhor”, analisa o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. Para ele, no cenário atual, os desafios são de outra natureza.

“A tecnologia deve ser capaz de contribuir efetivamente com aplicações para o contexto da pandemia”, afirma. Ele explica que com a publicação, o Sistema Fiep pretende chamar a atenção dos industriais para movimentos tecnológicos de diversas regiões do globo que podem inspirar e direcionar soluções nos próximos meses. O e-book é destinado principalmente a equipes de inovação e equipes de planejamento das empresas que estejam precisando repensar seus projetos e atuações por conta da pandemia.  

De acordo com a publicação, ferramentas como Big Data & Analytics vêm permitindo a interpretação de amplas bases de dados de forma inédita, auxiliando no entendimento e na previsão dos movimentos da doença. 

Drivers tecnológicos

Na construção do e-book, o Observatório Sistema Fiep fez a varredura de sinais para nove pilares tecnológicos, chegando a dez drivers de mudança. As interseções e as colisões desses drivers têm o potencial de mudar a forma como se buscam respostas para o contexto pandêmico e lançam as bases para a construção de soluções inovadoras e disruptivas.

In this article

Join the Conversation