PODER

É a hora de pensar em reestruturação financeira?

De acordo com Carlos Tortelli, sócio e head de Corporate Finance da Crowe Consult, algo imperioso de admitir é que a quebra de fluxo de caixa remete a uma necessária reformulaçãoF

A capacidade de resiliência e adaptação das empresas colocam os gestores constantemente em prova no Brasil. Ainda que habituados a atuar em um ambiente hostil de negócios, em um país marcado por crises econômicas e políticas das mais variadas, a pandemia do coronavírus foi uma surpresa que agravou ainda mais as dificuldades de manutenção do fluxo de caixa das empresas.

Algo imperioso de admitir é que a quebra de fluxo de caixa remete a uma necessária reestruturação financeira. “Deixar de observar os indicadores financeiros e econômicos da organização e operar no vermelho ou com tendência de ruptura de fluxo de caixa são atitudes que trazem consequências desastrosas na perpetuidade dos negócios. Quanto antes você buscar a ajuda de profissionais experientes para encontrar o remédio e a dose certos, melhor serão as condições para evitar a irreversibilidade da crise”, alerta Carlos Tortelli, sócio e head de Corporate Finance da Crowe Consult, 8ª maior rede internacional de empresas de consultoria e auditoria do mundo.

Ele reforça que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da crise para então traçar o plano de continuidade dos negócios. “Um levantamento do endividamento de qualquer natureza e a capacidade de geração de caixa são medidas de marco zero. Só assim é possível corrigir o percurso e evitar crises insolúveis. Recalcular a rota é seguir em frente da maneira mais adequada”, explica, acrescentando que a renegociação de débitos com credores de qualquer natureza, aliada a estudos de desinvestimentos ou à melhora do ciclo operacional, é uma medida eficaz para alcançar a reestruturação do fluxo de caixa e a capacidade de pagamentos.

Vale frisar que a adoção de medidas administrativas ou judiciais deve ser entendida pelos gestores como uma solução legítima de gestão se o diagnóstico de crise mostrar que o fluxo de caixa é insuficiente para a liquidação dos débitos e a continuidade dos negócios. 

CROWE CONSULT
Tel.: (41) 3350-6056
www.consult45anos.com.br | @croweconsult

*Conteúdo originalmente publicado na edição #253 da revista TOPVIEW.


TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.

Deixe um comentário