PODER

Descubra como se preparar para o mercado de trabalho em 2035

O mercado de trabalho está mudando muito rápido. Descubra o que as crianças devem estudar para garantir o seu espaço no futuro

Escrevi nas colunas anteriores sobre as profissões do futuro e como a tecnologia ameaça nossas empresas e trabalho. Podemos e devemos nos imaginar nesses cenários, mas os verdadeiros protagonistas desse tempo serão as crianças de hoje.

Vamos imaginar 2035? Uma criança de 4 anos hoje terá 20 anos e estará iniciando seu primeiro estágio, cursando alguma faculdade e planejando seu negócio ou carreira. Mas que faculdade? Que tipo de negócio? Qual carreira? Certamente serão muito diferentes do que conhecemos hoje. Até mesmo profissões como medicina e direito serão muito diferentes em 2035 graças as transformações tecnológicas pelas quais estamos passando agora.

Então o que ensinar a essas crianças, como a educação deve acontecer? O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) elencou sete habilidades que as crianças devem aprender hoje para que tenham sucesso no mercado de trabalho do futuro, dentre elas estão pensamento crítico e habilidade de resolver problemas, colaboração e liderança por influência, agilidade e adaptabilidade.

Como disse recentemente Jack Ma, o fundador do grupo chinês Alibaba, em um famoso discurso: “Devemos ensinar as crianças a serem criativas e a fazerem as coisas que os robôs não conseguem fazer”.

Em resumo, a base educacional será cada vez mais importante, as habilidades que chamamos de soft skills serão as mais valiosas: comunicação, raciocínio lógico e criatividade. Pois elas darão liberdade de mudanças de rotas profissionais e maior capacidade ao cérebro que deve estar preparado para rapidamente assimilar mudanças de mercado. Ensinar uma criança a aprender e analisar o ambiente de forma contínua seria uma boa maneira de compilar o que acredito sobre esse tema.

Na próxima coluna vou explorar as iniciativas no Brasil e no Mundo para transformar o ambiente de trabalho atual em um local mais acessível, humano e atrativo.

Sobre o colunista

O headhunter Diego Godoy. (Foto: acervo pessoal).

Diego Godoy é headhunter desde 2009, com passagens por empresas de serviço como PwC, Michael Page e Walt Disney Company. Formado em Administração de empresas pela PUCPR e com especialização em excelência de serviço pela Disney University. Fundou em 2018 a RecrutamentoFacil.com, empresa de recrutamento e seleção com foco em empresas de controle acionário familiar e startups. Atua ainda no projeto social Você Tech Aprender, que treina pessoas desempregadas nas profissões da nova economia.

Deixe um comentário