Conheça 7 personalidades negras que fazem a diferença em Curitiba e no Paraná
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para combater o racismo e dar o protagonismo devido às lutas raciais. O Paraná conta com diversas personalidades que ocupam espaços importantes na sociedade em diferentes áreas. Música, arquitetura, influência digital e jornalismo são algumas das áreas. Conheça algumas delas:
Grupo RIC
No jornalismo do Grupo Ric, há representatividade. Ana Vaz e Camila Andrade são destaque da RICtv a frente de telejornais, matérias e são vozes de representatividade na televisão paranaense.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Nicholas Oher
Ver essa foto no Instagram
Nicholas Oher é arquiteto, sócio do escritório OHMA Design, já assinou três ambientes na mostra CASACOR Paraná – maior mostra de decoração do estado – e com seu trabalho traz um olhar único para a arquitetura curitibana. Com projetos autorais tanto residenciais, como comerciais.
Janine Mathias
Ver essa foto no Instagram
Janine Mathias começou sua trajetória e reconhecimento como cantora em Curitiba. Já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira – esse ano lançou seu primeiro álbum solo, “Dendê”. Janine é uma voz forte, de resistência negra na música nacional.
David Ludolf
Ver essa foto no Instagram
Fotógrafo e influenciador digital. David apresenta seu olhar estético de moda, fotografia e audiovisual no seu perfil no Instagram. Com mais de 33 mil seguidores nas redes sociais, David já trabalhou com grandes marcas como: Hering, C&A e Zerezes.
Letícia Costa
Ver essa foto no Instagram
Atual Miss Beleza do Paraná 2025, Letícia Costa é jornalista, modelo, mc e idealizadora do Coletivo Mães Pretas. A iniciativa de Letícia promove a aproximação e fortalecimento identitário entre mães e crianças pretas em Curitiba.
LEIA TAMBÉM: 5 lugares para aproveitar um bom doce em Curitiba
Clementaum
Ver essa foto no Instagram
Clementaum começou sua carreira musical em Curitiba e hoje toca nos principais palcos de música eletrônica do mundo, como Primavera Sound Barcelona. Foi indicada como DJ do ano, em 2024, no prêmio Women´s Music Event, apoiado pelo Billboard Brasil. Clementaum representa a mulher negra brasileira na cena underground eletrônica.