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Confira a conversa de Cintia Malaquias com Jorge Bischoff, o mago dos sapatos

Cintia Malaquias conversou com Jorge Bischoff e ainda nos conta três lições que aprendeu com ele

Como a TOPVIEW deste mês fala sobre personalidades, sobre pessoas marcantes e inspiradoras, eu não poderia deixar de falar de uma pessoa que eu admiro. Sou uma consumidora Jorge Bischoff. Se eu já gostava dele antes, depois de conhecê-lo e passar a ser sua amiga, o vínculo se tornou ainda maior. Nos encontramos no dia 10 de novembro, em uma festa em Curitiba, e eu aproveitei a oportunidade para entrevistá-lo.

Como podem ser definidos os produtos Jorge Bischoff? Qual a sua principal preocupação ao desenhar e acompanhar a produção dos sapatos?

A JORGE BISCHOFF tem uma identidade marcante e um estilo próprio de design. Minhas criações têm formas limpas e linhas cavadas, buscando valorizar a silhueta dos pés com produtos que carregam sensualidade nos traços. Além das misturas inusitadas de cores e materiais em uma mesma peça, com a quais gosto de surpreender, a aplicação dos metais personalizados e das pedrarias exclusivas também está no DNA da grife.

Para mim, é essencial em um produto a união de beleza e conforto. Um não vive sem o outro e esse é o desafio constante do designer: criar formas tão funcionais quanto sedutoras. Um sapato também deve ser extremamente alinhado, o que se reflete na postura de elegância que ele acrescenta ao andar da mulher. Além disso, o couro, e todos os componentes, precisam ser excelentes, assim como a qualidade do acabamento. Esses são atributos que estão na essência da JORGE BISCHOFF e pelos quais ela é reconhecida internacionalmente.

Você é muito associado diretamente às lojas, mas também tem um lado gestor muito forte, acompanhando todo o processo de produção das peças, das franquias e da marca no exterior. Como é o gestor Jorge Bischoff?

Eu sou extremamente zeloso com todas as etapas do negócio. O aprimoramento da gestão é constante na corporação, mas em tudo também tem paixão e determinação! É isso que procuro transmitir, buscando com que os colaboradores se sintam encorajados a fazer cada vez mais e melhor. Não só pela empresa, mas, principalmente, que o façam em suas vidas. Como gestor, a minha missão é desenvolver pessoas através das oportunidades profissionais. Por que acredito que o trabalho é algo fundamental para que o ser humano se realize! A companhia precisa estar sólida, em constante crescimento, e isso se constrói com a realização das pessoas. Dar as ferramentas, apoio e apontar os caminhos para a evolução dos colaboradores é o que nos fortalece. Gestão também tem a ver com inspiração e sonhos. Nunca tive medo de sonhar, porque ao meu lado sempre contei com pessoas tão comprometidas e determinadas quanto eu para fazer acontecer!

Em relação às fábricas e às lojas, realmente faço questão de acompanhar tudo o que está sendo feito, pois o objetivo é entregar verdadeiras joias, tanto em produtos quanto em relacionamento. É um prazer ver os sapatos sendo produzidos e saindo da indústria do jeito que imaginei e, depois, ver o ambiente de loja encantando as nossas consumidoras. É para isso que, minuciosamente, nós pensamos em cada detalhe das lojas JORGE BISCHOFF, desde o layout até o atendimento das equipes.

Quais são os planos para o futuro da marca?

A JORGE BISCHOFF foi criada em 2003 e, assim como eu, tem uma trajetória intensa. Tenho imenso orgulho por tudo o que construímos até aqui, mas são muitos os planos para o futuro! A grife completou 15 anos em 2018 com sua presença consolidada no Brasil. Hoje são 76 lojas exclusivas e vamos acelerar esse crescimento a partir do próximo ano. Entre as metas está chegarmos ao número de 100 unidades até 2020. Estamos em todas as cinco regiões, contudo, o Brasil é gigantesco e ainda temos espaços estratégicos a conquistar, considerando a demanda crescente pela grife no mercado interno. Voltando ao aspecto da gestão, reforço que o potencial de avanço é grande não só por que temos uma marca altamente desejada pelas consumidoras, mas também por que oferecemos um projeto de varejo supercompetitivo e reconhecido pela sua excelência. Mantendo o mesmo cuidado e a paixão com que ela foi criada, queremos expandir a marca dando a oportunidade para que cada vez mais pessoas empreendedoras cresçam fazendo parte do universo JB!

Em nível internacional, exportamos para mais de 50 países, em todos os continentes, e a receptividade só aumenta. Por isso, há cerca de dois anos alavancamos a internacionalização com a abertura da primeira flagship store exclusiva em Miami, nos Estados Unidos. Uma loja que vem nos aproximando muito do público no Hemisfério Norte, nessa cidade que é extremamente cosmopolita, o que permitiu conhecer melhor aquele mercado e amadurecer o projeto. Em breve, começaremos a operar um e-commerce nos Estados Unidos e estamos em estudos para viabilizar novas lojas dentro de um médio prazo por lá, via sistema de franquias. Na verdade, eu sou inquieto e estou sempre cheio de ideias! O foco é continuar crescendo, principalmente, em nosso ramo de atuação, mas já estão no radar investimentos futuros para ingressar em novas frentes de negócios. Vem muita coisa boa pela frente!

Onde o designer Jorge Bischoff busca inspiração para criar suas coleções?

A criação e o design requerem muita entrega e coração, por que as mulheres não consomem sapatos, elas consomem emoções! Em crio pensando em valorizar a elegância e a exuberância feminina. A inspiração vem de todos os momentos e experiências que vivo ou lugares aonde estou. As minhas ideias são sustentadas por um grande universo de referências e por uma intensa alegria de viver. Mas, sem dúvida, o poder das mulheres é a minha principal inspiração!

Pela sua experiência de atuação no mercado, principalmente de sapatos, mesmo antes de criar sua marca própria, em 2003, como você definiria a relação do brasileiro com o sapato? Há potencial de crescimento nesse mercado?

Falando especialmente da relação das brasileiras com o sapato, são mulheres apaixonadas por peças que sejam elegantes, versáteis e evidenciem a sua feminilidade agregando conforto, exatamente o que são as criações da grife. Eu faço com tanta dedicação e cuidado porque o considero a peça mais importante do look. Sempre imagino a cena da mulher em frente ao espelho: pode estar usando uma roupa básica, mas, com um belo par de sapatos, ela se olha e percebe o poder da transformação! É nesse momento que se entende tudo o que o sapato representa para uma mulher: ele alimenta a alma! Acho que as bolsas também representam tudo isso.

De forma geral, o consumidor está sempre disposto a comprar produtos que o encantem e que ofereçam o melhor-custo benefício. As nossas coleções, tanto femininas quanto masculinas, têm essa missão de satisfazer e surpreender as pessoas de bom gosto em todo o mundo. Por isso, vejo muito potencial de expansão, além dos sinais positivos que se identificam no mercado. Pelo lado brasileiro, as expectativas são de uma retomada forte do consumo. Em nível mundial, vemos que só aumenta a procura pelos produtos e marcas que oferecem diferenciais em design e qualidade, aliados às melhores experiências de compra e de relacionamento com os seus consumidores. É com esse espírito que vamos seguir crescendo e trabalhando para perpetuar a grife JORGE BISCHOFF!

Três lições que aprendi com Jorge Bischoff

1- Aprimorar-se constantemente;
2- Nunca deixar de sonhar;
3- Perceber e entender seu consumidor.

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