Como uma franquia de idiomas está transformando pessoas comuns em ricos empresários
Empreender nem sempre é sinônimo de êxito e satisfação. Ao se lançarem no mercado, muitas pessoas enfrentam dificuldades por conta da pouca experiência ou pela falta de ferramentas essenciais para alcançar e, principalmente, manter o sucesso de seu negócio. O setor de franquias, por sua vez, tem o poder de justamente suprir estes aspectos negativos, garantindo um suporte vital e evitando que o investidor se sinta sozinho nesta nova fase da vida.
A empresária de primeira viagem, Marília Vieira Junqueira, tornou-se recentemente um exemplo disso. Formada em desenho industrial, passou a dar aulas de inglês em Carmo do Rio Claro (MG) a pedido de alguns conhecidos. Marília, no entanto, mal sabia que uma única ligação mudaria o rumo de sua história. “Durante toda minha vida trabalhei para os outros e jamais pensei que tinha o perfil de ser dona do meu próprio negócio, até que um belo dia a KNN entrou em contato comigo. Resultado? Fechamos o primeiro mês de inauguração com 73 matrículas e já estamos próximos dos cem alunos”, ressalta.
Setor que só cresce
Dentre todos os segmentos que compõem o mercado de franquias brasileiro, as redes de idiomas têm mostrado cada vez mais potencial. No quesito faturamento, o segmento cresceu 3,5% somente no primeiro trimestre de 2020 em comparativo com o mesmo período do ano passado. Este resultado está bem acima da média de crescimento de todos os segmentos, que ficou em 0,2%.
Fundada pelo empresário Reginaldo Boeira e com apenas seis anos no mercado de franquias, a KNN já figura entre as 50 maiores redes do país e entre as cinco maiores do segmento, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A empresa, que já havia crescido 380% num intervalo de apenas dois anos, projeta um faturamento próximo a um bilhão de reais para 2020.
Pilares do sucesso
Além de uma metodologia inovadora que valoriza a individualidade de cada ser humano, muito do sucesso da KNN é explicado pelo suporte vitalício prestado. Os franqueados contam com apoio presencial e à distância nos setores fundamentais para o funcionamento de uma escola (comercial, pedagógico, financeiro e marketing).
Na KNN também existe um departamento especial que trabalha a retenção, evitando evasões e garantindo que o aluno permaneça, em média, 36 meses na escola. Todo este trabalho contribui para que a taxa de desistência seja baixíssima, de apenas dois a três alunos por mês. A sazonalidade comum do segmento também foi quebrada pela rede, ou seja, as escolas fazem matrículas o ano inteiro e não apenas em meses específicos (média de 30 a 100 por mês).
Apesar de todo o suporte oferecido, que garante resultados positivos e satisfatórios, a KNN não cobra um real sequer de royalties. Isso significa que todo o valor das mensalidades pertence ao franqueado, o único vínculo com a matriz se dá por meio do material didático.
Atualmente com mais de 500 unidades espalhadas por 22 estados brasileiros, a rede já intensifica sua expansão a nível internacional e tem a meta de alcançar o topo do segmento de idiomas até 2023.