PODER

Oportunidades disfarçadas

Ideias simples que podem tornar a crise um período lucrativo para o seu negócio

E foi isso que precisou. “Foi isso que precisou para pararmos, esvaziarmos as ruas, deixar o ar do céu respirar. Foi isso que precisou para repensarmos tantas viagens de negócios que poderiam ser calls. Foi isso que precisou para inventarmos, jogarmos, cozinharmos com o que temos. Foi isso que precisou para nos tornarmos realmente humanos, talvez, pela primeira vez.”

O texto acima é da escritora americana Tamara Natt e reflete bem como o marketing pode beber dessa fonte inesgotável que se chama criatividade e que jorra ainda mais em períodos de mudança e escassez de recursos, como este que vivemos.

Falando exclusivamente sobre o momento pelo olhar do marketing, as pessoas tendem a observar o mundo sob duas perspectivas distintas. A primeira é pelo ponto de vista individual: como podemos repensar nossas ações para a geração de benefícios próprios? A segunda é pelo ponto de vista social: como podemos ajudar o próximo a partir de nossas ideias? A boa notícia é que existem oportunidades disfarçadas na convergência de ambas as perspectivas.

A seguir, algumas ideias:

Troque dinheiro por dados. A moeda do futuro não será nem o dólar, nem o bitcoin, mas, sim, o volume de conhecimento que você terá sobre o seu consumidor e a capacidade de converter esse conhecimento em ofertas adequadas para ele. Aproveite o momento de solidariedade para começar a colher dados de seus clientes por meio de campanhas altruístas. Ajude, mas seja ajudado também.

Tome aqui um pequeno exemplo: promova uma campanha online com a assinatura de seu produto/ serviço e informe que o montante captado será doado para a recuperação do comércio local. Para isso, peça em troca uma única coisa: dados. Você não lucrará diretamente com a ação, mas será proprietário de dados do seu cliente e poderá usar isso como artifício para uma cobrança recorrente no futuro.

Cobrança recorrente, será, por sinal, outra palavra-chave, daqui para frente. Digo isso por um motivo muito simples: nós somos preguiçosos e esquecemos, mês após mês, de cancelar a tempo o serviço que contratamos no impulso. O crescimento das plataformas de streaming é uma prova disso. Adapte o seu negócio para isso. Digitalize ele. A quarentena nos provou que o mundo analógico não existe mais, é a teoria darwinista, de adaptação das espécies, em ação.

Lembra da moeda do conhecimento, mencionada acima? Pois bem: use o seu conhecimento. Leia, leia e leia mais um pouco se puder. Mas, depois disso, reflita três vezes antes de repassar o que leu. Nós nos acostumamos a brincar de telefone sem fio, sem lembrar que, lá no colégio, quando brincávamos disso, a mensagem final chegava sempre errada.

Veja as atitudes praticadas pelas marcas, mas reflita se aquilo é pertinente para o seu negócio. Não é por que todo mundo começou a envasar álcool gel que você precisa também. Conselho, na realidade, só se dá a quem lhe pede e fui muito pretensioso neste texto ao compartilhar alguns. Melhor eu voltar para a leitura do dia e refletir mais um pouco até o texto da próxima edição. Até breve.

*Coluna originalmente publicada na edição #235 da revista TOPVIEW.

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