Careca de saber
Minha primeira opinião era de que aquilo simbolizava alguma forma de expressão de um fanatismo religioso qualquer. Afinal de contas eu estava em Istambul, na Turquia, berço de uma grande mescla de culturas e religiões. Era natural que, assim como existiam mulheres com burca, pudessem existir homens com a cabeça enfaixada. Ainda assim, a cena não fazia muito sentido. Olhava ao redor e enxergava dentro de um raio de 50 metros, não um, nem dois, mas dezenas de homens com aquele mesmo adereço. Curiosamente, ao sair do bairro de Taksim, onde estava hospedado, aquela peculiaridade praticamente sumia. Parecia ser um fenômeno só daquela região, o que me deixava ainda mais curioso.
No dia seguinte, ao descer para o café da manhã, perguntei ao recepcionista o que afinal significavam aquelas misteriosas faixas na cabeça das pessoas. Ele me respondeu rindo, com a seguinte explicação: não se trata de nenhuma prática religiosa. Aqueles são pacientes recém operados que vieram a Istambul exclusivamente para realizar seus transplantes capilares. A cidade se tornou um pólo mundial de transplante capilar. Os melhores cirurgiões do mundo para esta especialidade foram trazidos a preço de ouro para desempenhar a atividade nas clínicas localizadas em Taksim. Formara-se um turismo muito específico e rentável, resultado de um brilhante trabalho de marketing que merece ser dividido aqui.
Primeiro vamos aos fatores biológicos: de acordo com a revista Exame, só no Brasil 35 milhões de homens são carecas. Aos 35 anos de idade, a chance do homem ficar careca é de assustadores 37%. Predisposição genética e estresse são as principais causas. Existem tratamentos paliativos, mas são lentos e por este motivo a cirurgia ganhou espaço. Fato é que ela não é barata, o que limita para bastante gente realizar a operação. A Turquia percebeu isso, confirmou que tinha um preço mais atrativo que o mercado e resolveu tornar este um diferencial turístico. Pelo preço de uma cirurgia de implante capilar no Brasil, as operadoras de viagem turcas passaram a oferecer uma viagem de ida e volta para Istambul, com hospedagem em hotéis 4 e 5 estrelas, jantares em bons restaurantes e, de brinde, uma cirurgia de implante capilar.
A ideia cativou pais de família que enxergaram ali a oportunidade para realizar seus desejos sem desagradar as esposas e também grupos de amigos que adotaram a ideia com o propósito duplo de viajar com a turma e resolver o problema da calvície. A atenção das operadoras a estes dois públicos alvo é tamanha que muitos pacotes já incluem até idas ao jogo de futebol para os homens e idas aos shoppings e bazares para as mulheres. Assim não tem briga e sai todo mundo satisfeito, mas isso você já deve estar careca de saber.
Para mais informações sobre este programa, é possível consultar o Consulado da Turquia através do email luizalberto@consuladodaturquia.com.br
*Coluna originalmente publicada na edição 249 da revista TOPVIEW.