Você sabe qual é o tamanho da sua fatia de bolo?
Quando falamos em competitividade e crescimento empresarial, poucas métricas são tão essenciais quanto o market share – ou, em bom português, a fatia do bolo que sua empresa ocupa dentro do mercado.
O market share mede quanto do volume de vendas em um segmento pertence ao seu negócio em relação ao total comercializado naquele setor. É praticamente impossível traçar estratégias sólidas de expansão sem esse autoconhecimento.
Ao mesmo tempo, especialistas em marketing afirmam sem medo que essa métrica é também uma espécie de chave da lucratividade. Quanto maior for essa fatia, maiores são as chances de lucratividade e crescimento sustentável.
Ou seja, quanto mais você entende o seu percentual de mercado, mais claro fica o potencial para ganhar novos territórios – seja regionalmente, nacionalmente ou até internacionalmente.
O erro de não conhecer seu alcançe
Muitas empresas ainda atuam de forma dispersa, sem objetividade, e começam seus negócios sem saber ao certo qual mercado atingem. Focam apenas a sua vizinhança, ignorando oportunidades em outros estados ou até mesmo fora do país. Não estudar outros mercados e não saber seu verdadeiro market share limita o crescimento e expõe o negócio a riscos desnecessários.
Não ter clareza da própria fatia desvia esforços, impede a identificação de mercados potenciais e prejudica a competição com players globais e nacionais.
Não importa se estamos falando de uma startup, uma big tech ou de empresas já tradicionalmente estabelecidas no mercado: o market share é um dos principais indicativos de sucesso das ações de marketing e vendas e do planejamento estratégico.
A partir dessa métrica, é possível encontrar respostas a perguntas relacionadas ao desempenho do negócio como um todo.
LEIA TAMBÉM: Empresários brasileiros debatem em Curitiba soluções para seguir competindo no mercado internacional
Expandir além das fronteiras: por que não?
Grandes oportunidades estão logo ali, esperando que alguém enxergue além do óbvio. O mundo dos negócios é vasto, e sua fatia de bolo pode ser muito maior do que imagina.
O WTC como ponte para o novo
O WTC (World Trade Center) existe para apoiar empresas que têm sede de crescer – seja no mercado nacional ou internacional. Dentro do Brasil, além do Paraná, estamos em Santa Catari- na, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo. Mas nossa estrutura contempla 320 cidades em mais de 90 países. Por meio do Business Club e do International Trade, o WTC oferece:
• conexão direta com novos mercados;
• networking qualificado;
• orientação estratégica para expansão; • ferramentas para analisar e potencia-lizar seu market share.
Quer descobrir o tamanho da sua fatia de bolo e como aumentá-la? Se você tem interesse em buscar novos mercados e ampliar suas oportunidades, o WTC será seu parceiro nessa jornada de crescimento, ajudando sua empresa a enxergar, medir e expandir sua participação de mercado de forma objetiva e sustentável.
*Matéria originalmente publicada na edição #303 da TOPVIEW.