PODER BUSINESS + WTC

Um modelo de sucesso empresarial em família

Félix Archanjo Bordin iniciou, há sete décadas, uma trajetória que resultou no Grupo Barigui, maior grupo automotivo do Sul do Brasil

O Grupo Barigui é um dos mais sólidos e influentes conglomerados empresariais do Paraná e da Região Sul do Brasil, destacando-se não apenas pela relevância econômica, mas pela visão moderna e humanista de sua gestão. Fundado sob a liderança do visionário empresário Félix Archanjo Bordin, o grupo nasceu de uma história de mais de sete décadas, que combina empreendedorismo impulsionado, diversificação estratégica e um compromisso inequívoco com o desenvolvimento social e ambiental.

A condução administrativa atual, liderada pelo presidente, Ivo Luiz Roveda, e pelos vice-presidentes, Antonio Bordin Neto e Sauer Salum Filho, mantém o legado de crescimento sustentável e inovação da família Bordin, com uma equipe de mais de 3 mil colaboradores em mais de 90 lojas espalhadas pelo Paraná e Santa Catarina.

Suas origens remontam à ousadia do menino Félix Archanjo Bordin, nascido na gaúcha Guaporé, em 7 de setembro de 1937, que começou a trabalhar aos 14 anos, em Maringá, como funcionário da empresa Olinto Pazinato, no recebimento e entrega de gêneros alimentícios em toda a região norte do Paraná.

Muitas empresas antecederam o conglomerado que hoje é o maior vendedor multimarcas do sul do país. O Grupo Barigui exemplifica uma trajetória de conquistas e superações. A empresa representa hoje 17 marcas automotivas, com mais de 800 mil veículos vendidos ao longo de sua história, atuando especialmente em 16 cidades estratégicas para o mercado regional.

A expansão integrada na oferta de serviços e produtos, que inclui a criação do Banco Bari, demonstra como o grupo sempre evoluiu, adaptando-se às demandas do mercado e do consumidor. O surgimento do Instituto Barigui, em 2007, reforça essa visão sustentável e socialmente responsável, convidando à qualificação profissional, à educação inclusiva e à gestão ambiental, reafirmando o compromisso do grupo com o progresso local e a melhoria da qualidade de vida da população.

LEIA TAMBÉM: Prati-Donaduzzi e a fórmula paranaense para crescer no mundo

Como começou a sua trajetória empreendedora?

Aos 14 anos, comecei a trabalhar no ramo de gêneros alimentícios no norte do Paraná. Após muitas experiências, ingressei no ramo madeireiro e adquiri meu primeiro negócio próprio: um posto de combustíveis com oficina mecânica em Céu Azul. Essa primeira iniciativa foi o embrião do futuro grupo, que se expandiria em várias direções nas décadas seguintes. Para abastecer o posto, criei uma transportadora de combustíveis. Levava combustível de Curitiba para Céu Azul e o carro-tanque, que voltaria vazio, era carregado com lâminas de madeira até a Berneck, na capital.

Qual é a importância da mudança para Curitiba na história do grupo?

A mudança para Curitiba teve um grande marco em 1986, com a compra de um terreno na rua Padre Agostinho, esquina, Mario Tourinho. Junto com Sady e o genro Ivo Luiz Roveda, foi criada a Barigui Veículos. Mas a concessão da Fiat foi apenas em 1991, após anos de persistência junto à diretoria da Fiat. Esse foi o ponto de virada que permitiu a expansão regional do grupo, com a
inauguração da concessionária em 15 de março de 1993, durante uma linda festa com a presença dos diretores da Fiat do Brasil e de clientes.

Quais foram os demais setores explorados pelo senhor ao longo dos anos?

Atuamos nas áreas de combustíveis, madeira de exportação e hotelaria. Passamos por materiais de construção, agronegócio e, finalmente, diversificando para o comércio automotivo e serviços financeiros. Em 1994, o Banco Central do Brasil autorizou a criação da Barigui S.A. Crédito Financiamentos e Investimentos. Hoje, é o maior conglomerado de operadoras multimarcas do sul do país, operando com 17 marcas e prestando centenas de milhares de serviços.

A expansão do comércio de automóveis tem sido contínua nestas últimas décadas?

Sim! O comércio de automóveis gerou oportunidades para o Grupo Barigui no Paraná e em Santa Catarina, adquirindo e formando concessionárias de muitas marcas, como Fiat, Ford, Renault, Toyota, Lexus, BMW, Volkswagen, Nissan, Kia, Jeep, Peugeot, Citroen, Hyundai, Caoa Cherry, BYD e caminhões DAF, sendo o maior grupo do sul do Brasil. Também investimos muito nos carros
elétricos e híbridos porque a eletricidade mudou o mundo e melhorou o carro. Os elétricos e híbridos já representam 27% das vendas mundiais. Em 2007, foi formada a empresa Continental Investimentos Ltda, com o objetivo de adquirir imóveis de interesse do Grupo Barigui que são locados às empresas concessionárias. E, em 2008, formamos a empresa Barigui Participações Ltda, sob o título Grupo Barigui, que é controladora de firmas concessionárias de várias montadoras de veículos.

Seu trabalho como empresário tem recebido reconhecimento público. O que isso significa para o senhor?

Além de trabalhar muito no desenvolvimento das empresas e das cidades em que desenvolvi minhas atividades, participei de associações de classe. Entre elas, o Sindicato dos Madeireiros do Paraná, a Federação das Indústrias do Paraná e a Federação do Comércio do Paraná, sendo conselheiro do SESC por 18 anos. Tenho muito orgulho das distinções recebidas. Entre elas, destaco duas: em 2014, recebi a Comenda da Ordem do Mérito do Comércio pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, que registrou nossa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do estado; e, em 2023, a Associação Comercial do Paraná, liderada pelo presidente Antonio Deggerone, prestou-nos uma homenagem pelo pioneirismo e tradição de nossa história empresarial.

*Matéria originalmente publicada na edição #306 da TOPVIEW.