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Saiba como vestir-se para o sucesso

Um código internacional de imagem pauta as boas relações profissionais

Sabemos que, assim como nas  relações sociais, as negociações profissionais e comerciais devem se concentrar principalmente na substância. Os melhores resultados vêm quando os interlocutores estão empenhados em entender quais questões importam para ambos os lados, o que cada parte pode pagar, como construir um relacionamento forte – e assim por diante.

Mas, muitas vezes, somos influenciados por questões que não são relevantes para a negociação propriamente dita. Até o formato da mesa pode pesar, sem falar na aparência pessoal, o modo como apertamos as mãos e se a comida foi bem servida. Marcadores de status social, como roupas bonitas, relógios e joias também afetam nosso pensamento, provavelmente de forma não consciente. Imagem não é tudo, mas a primeira impressão é que fica, diz, com razão, a sabedoria popular. E não estou falando de moda nem de roupa, mas de marca pessoal e de como apresentar a melhor imagem de si próprio diante de clientes e parceiros.

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Afinal, que mensagem queremos passar e como ela contribui para maximizar ou derrubar uma interação? Vestir-se de acordo pode acelerar os processos e dar ao outro lado informações relevantes para negociar no nível correto. Estar afinado com códigos de apresentação que são internacionais fará a diferença entre ser ou não tratado com a senioridade que se tem, fechar contratos pelo preço correto e abrir ou fechar portas.

Se você iniciar uma negociação de jeans e camiseta, o outro lado pode presumir que você é mais júnior, ou um empreendedor de tecnologia, um profissional criativo, alguém que é mais de backoffice e trabalha em casa. Isso é ruim? Claro que não, desde que você de fato esteja nesse espectro do mundo do trabalho e essa imagem seja adequada para criar e consolidar relacionamentos. Da mesma forma, se você aparecer com um terno bem cortado, cabelo arrumado e bons acessórios, isso pode dar a ideia de que você trabalha com clientes sofisticados, principalmente com vendas, governo e mercado financeiro.

Se você não pensar nesses detalhes, se você se apresentar da mesma forma que se apresenta há dez anos, se você acredita que a aparência não importa e que você pode se vestir no trabalho da mesma forma como se veste em casa, nos fins de semana e no lazer, você pode estar confundindo as pessoas e, então, perdendo valor no seu negócio.

As reuniões do WTC Business Club são sempre em ambientes sofisticados. Nossa comida é bem escolhida, nossos copos são de cristal e nossa música é elegante. Isso muda o conteúdo? Certamente não, mas o embala melhor, de uma forma que valoriza cada palavra e mostra que tudo é pensado para um cliente mais exigente e sênior.

Assim como “empacotamos nossos eventos”, vestimo-nos de acordo e entendemos que a imagem é, sim, parte do sucesso de um serviço e produto. E você, na sua vida e na sua empresa, está “vestido para o sucesso”?

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