PODER BUSINESS + WTC

Alta performance na saúde e nos negócios: um desafio para todos

Campeão olímpico, Paulão do vôlei fala para líderes empresariais sobre disciplina, planejamento e bons resultados

Como é possível conciliar o cuidado com a saúde física e mental em meio à rotina – ou à falta de – atribulada da gestão de negócios? Só há um caminho e ele passa pela disciplina e alta performance nas duas pontas: bater metas e cuidar da saúde.

LEIA TAMBÉM: 3 tendências do marketing para 2025

Quem afirma é um especialista em resultados de alto nível, o campeão olímpico Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, que, nos últimos anos, aplica conhecimentos e experiências em palestras que desafiam empresários e executivos C-level a encarar esse desafio.

“O empresário é como um atleta de alto nível. Se ele não estiver com a saúde em dia, não consegue ser bem-sucedido nos negócios. E a saúde é complexa, envolve a parte emocional, mental, física, a alimentação, o descanso, tudo é muito interligado e suscetível a empenho pessoal. É fundamental buscar conciliar esses pontos, que nos fazem ter energia”, diz.

Com 23 anos de carreira no vôlei, 15 deles na Seleção Brasileira, Paulão foi campeão olímpico em 1992. Ao todo, participou de três Olimpíadas como atleta: Seul, Barcelona e Atlanta, quando foi capitão da seleção, e de duas Olimpíadas como convidado do Comitê Olímpico Brasileiro, em Sidney e Atenas.

Metas conciliadas

Segundo o especialista, cuidar dos principais pontos – trabalho, exercícios, alimentação, corpo e mente – exige ainda atenção a pausas para descanso, essenciais para garantir velocidade e clareza de raciocínio. Quando não arrumamos tempo para nos cuidar, a conta chega, acrescenta Paulão.

“A gente pensa demais, o que provoca ansiedade e eleva a tensão antes de uma disputa, seja esportiva ou uma reunião importante. Qualquer coisa é um grande jogo. Que postura vou ter naquela reunião? É com uma empresa adversária ou parceira? Se pode gerar um grande negócio, como devo me comportar?”

A experiência dos atletas de alta performance aponta para a necessidade de disciplina e para a capacidade de fazer boas escolhas. “Não se trata de fazer a mesma coisa todos os dias, mas de abrir mão de algumas coisas para potencializar outras.”

Assim como os homens e mulheres de negócios, todo atleta precisa planejar seu processo para o ano inteiro, o que envolve várias competições e viagens. “A preparação é muito importante, mas, para fazer um planejamento anual, você vai ter que lidar com a pressão e aprender a transformar a caminhada, buscando sempre um contexto mais equilibrado entre o trabalho, o lazer e a família.”
“O condicionamento exige equilíbrio. Pode ser simples e básico, com alongamento, flexão ou agachamento, mas que seja bem-feito. A excelência do simples nos dá a condição da performance perfeita”, define.

A rotina adequada

“Eu tive muita sorte de ter bons técnicos, preparadores físicos e muitas pessoas em volta, como psicólogos e terapeutas, com os quais conversava bastante. Eram minha equipe de trabalho. Quanto mais você conhece a sua equipe, mais consegue tirar proveito”, afirma Paulão. Profissionais que auxiliam a cuidar da saúde – como personal trainer, nutricionista e psicólogo – têm papel importante no dia a dia. “Se você confiar e abrir o coração, eles vão conhecê-lo melhor e ajudá-lo profundamente. Contar com o apoio e a força de uma pessoa que está próxima da gente faz com que possamos realmente nos doar um pouco mais na vida e nos negócios.”

*Matéria originalmente publicada na edição #297 da TOPVIEW.

Deixe um comentário