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Boom no mercado imobiliário: procura por consultoria cresce mais de quatro vezes em seis meses

Construtoras e imobiliárias mais que triplicaram com gestão digital e novos processos de vendas, na contramão de outros segmentos durante a pandemia; consultoria resultou em R$ 11 milhões em quatro meses

Com a taxa básica de juros – Selic – mantida em 2% nos últimos meses, o mercado imobiliário teve um crescimento exponencial surpreendente em 2020. Para 2021, o levantamento da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), realizado com 38 dos maiores players do segmento, mostra que 97% dos empresários pretendem lançar novos projetos. O setor de cursos e consultoria também ganha destaque nesse setor. É o caso da Top Brokers, empresa de um dos mais renomados palestrante e especialista de vendas Wagner Bonato, que cresceu quatro vezes o próprio tamanho nos últimos seis meses.

“Atuo no mercado imobiliário há cerca de 15 anos com palestras, workshops, cursos e consultorias. Nos últimos meses, percebi uma busca crescente por empresas – imobiliárias – incorporadoras, construtoras – que precisam aumentar a velocidade em que as vendas acontecem. De outro lado, nosso site registrou um número de alunos quatro vezes maior que antes da pandemia”, explica Wagner Bonato que soma mais de R$ 1 bilhão de vendas em imóveis e já treinou mais de 25 mil profissionais do setor em todo o país.

Consultoria resultou em R$ 11 milhões em vendas em 120 dias

Bonato acabou de colher os resultados positivos de sua última consultoria à uma incorporadora imobiliária de Santa Catarina. A empresa viu suas vendas mais que triplicarem em apenas 120 dias. As principais mudanças foram: metodologia de atendimento e vendas, automatização de processos, aproximação e engajamento da empresa com parceiros de vendas, posicionamento de marca adequado à proposta de seus empreendimentos e uma equipe de atendimento e vendas com metas e responsabilidades claras em cada etapa do trabalho.

“Enquanto de julho a outubro a empresa conquistou cerca de R$ 3,1 milhões em vendas de seus imóveis, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021 chegamos a marca de R$ 11 milhões em vendas. Além do fator humano, dos processos digitais otimizados e relacionamento com stakeholders, há também uma mudança de mentalidade no setor financeiro da empresa. Muitas vezes nos buscam para acelerar o fluxo de caixa, pois como o mercado está aquecido, é possível lançar e construir mais empreendimento. Outro fator, é com a mesma quantidade de vendas, aumentar a receita da empresa com uma estratégia mais assertiva de proposta de pagamento para o cliente”, conta o especialista.

Um erro simples apontando por Bonato é que muitas construtoras não gostam de pegar outros bens como parte de pagamento, por exemplo. No entanto, em tempos de crise, se souberem utilizar de suas margens de negociação aplicando isso na sua proposta podem acelerar em muito as vendas dos seus empreendimentos.

Cursos de capacitação digital estão entre os mais buscados

Em um ano o aumento pelos cursos da plataforma de treinamentos de Wagner Bonato, a Top Brokers, cresceu quase 500%. Os temas mais buscados são os relacionados ao atendimento de vendas digital, usando novas formas de vender em canais como Instagram e whatsapp. O curso mais procurado, atualmente, é o ImobiGram.

“A tendência que a pandemia trouxe e que veio para ficar é o serviço do corretor de imóveis e imobiliária se tornar cada vez mais digital. Hoje muitas plataformas permitem que o cliente conheça um imóvel sem sair de casa. Até mesmo alguns serviços cartoriais digitais já sinalizam um avanço tecnológico no setor. Com isso tudo que facilita a vida do cliente, do vendedor e do corretor”, explica. “Outro grande erro – e simples – é não designar corretamente o profissional ao que lhe foi estabelecido previamente. Assim, não aproveitamos o melhor das pessoas”.

Com a alta procura, Bonato já planeja novos lançamentos e, com isso, dobrar o número de alunos até o fim deste ano.

“As empresas estão muito mais antenadas nas mudanças e transformações digitais que estamos passando, mas muitos não sabem como inserir essas mudanças no dia a dia e, nem mesmo, como exatamente elas podem ajudar. Muitas das implantações feitas são justamente para automatizar processos e acelerar a entrega de resultados, seja para parceiros, ou clientes. Os profissionais que estão na vanguarda buscam atualização para serem protagonistas dessa transformação digital nas empresas em que atuam”, finaliza.

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