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Baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts, morre aos 80 anos

Um comunicado divulgado hoje disse que ele 'morreu pacificamente cercado por sua família'

Charlie Watts, o modesto e inabalável baterista dos Rolling Stones que ajudou a ancorar uma das maiores seções de ritmos do rock e usou seu “trabalho diário” para apoiar seu amor duradouro pelo jazz, morreu, de acordo com seu agente. Ele tinha 80 anos.

Bernard Doherty disse na terça-feira (24) que Watts “faleceu pacificamente em um hospital de Londres hoje cedo, cercado por sua família”.

“Charlie era um marido, pai e avô querido e também como membro dos Rolling Stones um dos maiores bateristas de sua geração”, disse Doherty.

Watts anunciou que não faria uma turnê com os Stones em 2021 por causa de um problema de saúde não declarado.

O quieto e elegante Watts foi frequentemente classificado por Keith Moon, Ginger Baker e muito outros como um baterista de rock premier, respeitado mundialmente por seu estilo elegante e swing enquanto a banda estourava em seu início desalinhado para o estrelato internacional. Ele se juntou aos Stones no início de 1963 e permaneceu nos 60 anos seguintes, classificado logo atrás de Mick Jagger e Keith Richards como o membro mais duradouro e essencial do grupo.

Os Stones começaram, disse Watts, “como brancos da Inglaterra tocando Black Music americana”, mas rapidamente desenvolveram seu próprio som único. Watts foi baterista de jazz em seus primeiros anos e nunca perdeu sua afinidade com a música que amava, liderando sua própria banda de jazz e assumindo vários outros projetos paralelos.

Uma música clássica dos Stones como “Brown Sugar” e “Start Me Up” geralmente começavam com um riff de guitarra pesado de Richards, com Watts logo atrás, e Wyman, como o baixista gostava de dizer, “engordando o som”. A velocidade, potência e controle do tempo de Watts nunca foram melhor apresentados do que durante o documentário do show, “Shine a Light“, quando o diretor Martin Scorsese filmou “Jumpin ‘Jack Flash” de onde ele batia em direção ao fundo do palco.

*Matéria produzida sob a supervisão da jornalista Emilia Jurach


(Via: abc)

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