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Artigo: Seu negócio está preparado para o marketing digital?

Confira o texto de Cleverson Andrade, especialista em marketing digital

A frase mais ouvida diante da recente pandemia é: o mundo mudou. Ora, isso não é novidade. Ele está mudando todos os dias, mas essa mudança ainda encontra entrave na mentalidade de muitos empresários.

O home office ganhou força nos últimos meses, as reuniões ganharam os ambientes virtuais, economizando tempo e encurtando distâncias. Prejuízos ocorreram, negócios foram desfeitos e alguns nem chegaram a ser fechados porque o empresário não havia mudado a sua forma de pensar.

Achar que um negócio vai dar certo porque há tempos segue os mesmos moldes é um erro cometido por nove entre dez empresários. Ou você se adapta, ou o mundo (e aqui leia-se seu concorrente) engole você.

Um exemplo evidenciado pela Covid-19 é a compra em ambiente virtual. Com o decreto de fechamento de algumas atividades e o distanciamento e isolamento social, estar presente na internet fez a diferença para a maioria dos empresários, e quem não utilizava esse canal a seu favor, teve que se adaptar com urgência. Comprar pela internet se tornou uma questão de saúde pública.

Uma pesquisa da Content Trends (2019) revela que mais de 90% dos brasileiros estão em alguma rede social e consomem conteúdo online. Ou seja, sua empresa realmente precisa de presença online, pois, seu concorrente certamente está lá.

Estar presente na internet é ir até o seu cliente onde ele estiver, sem perder negócios, buscando sempre melhores oportunidades. Costumo dizer que antes mesmo de um cliente visitar seu estabelecimento, é na internet que ele vai buscar informações sobre o seu produto ou serviço. Porém, muito além de estudar qual é a rede social ideal e como promover a imagem da sua marca na internet, é importante que a sua estratégia seja relevante e traga soluções para as personas — representação ideal do cliente, seus hábitos e desafios — que são atingíveis pelo seu negócio!

Em terra de internet, ganha quem se relaciona com os clientes e tem uma estratégia assertiva para a tomada de decisão.

“Ah, mas então não basta criar um perfil no Facebook ou Instagram e postar conteúdo? Achei que era mais simples”. Não, não basta. Independente do material ser uma campanha publicitária, um anúncio ou oferta de conteúdo nas redes sociais, toda estratégia deve ser estruturada.

Não sabe por onde começar? Reuni quatro benefícios que vão fazer você pensar em um planejamento de marketing digital agora mesmo!

1.Planejamento de marketing digital = estratégias certas.

Quem nunca ouviu algum conhecido reclamando de ter investido em marketing e não ter o retorno esperado em vendas ou outros objetivos?  Sem um planejamento de marketing digital adequado, saiba que você realmente vai perder dinheiro e tempo!

Não é possível dizer que uma campanha vai trazer seu faturamento de volta em três dias. O risco sempre existe e nem tudo depende apenas do marketing. 

O seu produto pode influenciar a venda, o mercado, o cenário econômico, os pontos fortes da concorrência e o escopo da ação se marketing.

É por isso que contar com especialistas que saibam como desenvolver um planejamento de marketing digital é fundamental. 

2. Com planejamento de marketing digital, você vende mais.

Com um planejamento de marketing digital certo, você pode vender mais!

Obviamente, esse planejamento precisa ser direcionado para uma estratégia de vendas que inclui serviços como o Google Ads, campanhas patrocinadas nas redes sociais ou outras estratégias.

Existem algumas variáveis neste processo. Antes de vender, sua empresa precisa de um trabalho de branding para posicioná-la na internet e fazer com que ela seja lembrada pelos pontos que agregam a vida do consumidor.

Trabalhar com marketing de conteúdo relevante é crucial neste sentido e a consequência também pode ser uma venda, já que um planejamento bem feito vai considerar todas as etapas da jornada do consumidor até que a conversão de fato.

3. Redução de erros e foco no resultado.

Na internet tudo é uma via de mão dupla, e promover o relacionamento com seu cliente em tom de diálogo e entender realmente as suas necessidades minimiza erros e traz mais resultados. 

Ninguém gosta de ficar no vácuo, não é mesmo? Por isso, planejamento de marketing digital é a essência para saber exatamente como interagir e quando fazer isso no momento que o seu cliente ideal procura pela solução!

Tem como dar errado? Você só vai poder dizer isso se fez o que tinha que ser feito na hora certa!

4. Você conhecerá melhor o seu cliente.

A pergunta que não quer calar é: você conhece o seu cliente de verdade?

Ao elaborar um planejamento de marketing digital, com todas as técnicas de pesquisa, investigação e contribuição de colaboradores, equipe comercial e parceiros, você terá informações muito mais consistentes para responder a essa pergunta!

Lembre-se: o cliente é o coração de tudo. Sua empresa existe por causa de um propósito que é atendê-lo e isso só pode ser feito com excelência quando fica claro quais são as suas dores, problemas e desafios!

*Escrito por Cleverson Andrade, CEO da Clikss Brasil

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