Agronegócio bate recorde no Paraná e é pauta do LIDE Paraná Talks
O agronegócio é um dos principais setores econômicos do Paraná, no primeiro trimestre de 2020, o Estado ampliou em 2,25% o volume de vendas externas de produtos agropecuários, chegando a 5,3 milhões de toneladas, com um aumento representativo de 8,1% na exportação de carnes. Com isso a receita da ordem aumentou em 14,7%.
Nesta terça-feira (19), o LIDE Paraná Talks, série de eventos online que a entidade vem promovendo com o objetivo de trazer uma pauta positiva para a retomada da economia do Estado, o convidado foi Ágide Meneguette, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná para falar sobre a força do agronegócio na retomada da economia paranaense.
“A tendência é de que a demanda do agronegócio no Paraná cresça cada vez mais, mesmo em meio a pandemia o que torna cada vez mais esse setor um dos mais importantes para a retomada econômica do Estado. Mesmo precisando se desenvolver em alguns quesitos o Paraná é um dos estados brasileiros que mais se destaca neste setor.” destacou o convidado que salientou ainda que os resultados do setor são consequência e anos de investimento e políticas de desenvolvimento da cadeia produtiva para ganho de competitividade.
Desde o início da pandemia o Brasil recebeu pedidos de abertura de novos mercados, como a exportação de pintos e ovos férteis, embriões bovinos e carne de rã. “Sempre vai ter mercado e nicho. O produtor tem que produzir um produto que tenha arbitragem internacional, sem escala não tem como acessar outros mercados. Depende da capacidade de nossos empresários usar essas possibilidades e abrir novos mercados para outros países.” afirma Ágide. O LIDE Paraná, graças a sua capacidade global de articulação com suas unidades internacionais está fomentando com suas unidades internacionais, estreitar relações comerciais para busca de novos mercados para as empresas paranaenses em diferentes setores produtivos, entre eles, o agronegócio.
Outro fator importante é a valorização do dólar, que no momento em que é convertido para reais, o produto brasileiro ganha relevância em valor. “A economia está cada vez mais facilitada, quando você facilita a questão de logística, como a do Porto de Paranaguá que não parou e tivemos a segurança de manter o escoamento da nossa produção. Nós temos o Paraná como um exemplo muito claro de que tudo que estamos fazendo precisa continuar.” explica o presidente da FAEP.
A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, colocou a entidade a disposição para tratar sobre os assuntos relacionados ao agronegócio, reconhecendo este como um dos setores essenciais para a retomada econômica paranaense. “Sem dúvida o agro gera uma cadeia de valor, a riqueza gerada volta para a comunidade, aquece o comércio local, os serviços da região. Acredito muito que este será um dos pilares para a retomada da economia do nosso estado” salientou.
O episódio que abordou com Ágide as inovações, benefícios e economia gerada pelo agronegócio está disponível aqui.