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A primeira impressão é a que fica

A importância dos portais turísticos como elementos de marketing para posicionar os destinos

Imagine-se chegando ao último destino que você visitou. Você consegue lembrar qual foi seu primeiro contato com aquele local? Se a sua viagem tiver sido para o exterior, independentemente do local escolhido, é muito provável que a sua resposta seja o intimidador atendente da alfândega ou a interminável fila de imigração.

Se a viagem tiver acontecido dentro do Brasil, talvez você se lembre de algum portal ou alguma placa com o nome da cidade, mas sem que aquele elemento tenha causado uma sensação de descoberta ou pertencimento. Salvo raras exceções, impressiona-me o fato de que esse ambiente, neste momento tão especial, seja negligenciado.

(Foto: divulgação)

O tema ganhou meu interesse e virou um objeto de estudo pessoal. Pesquisei ao redor do mundo todo como são as chegadas e as saídas em diversos países e cidades. Apresentei o resultado ao antigo Ministro do Turismo com a proposta da criação de um ambiente anterior ao território legal da alfândega com o intuito de encantar o viajante. Sabe quando saímos de um brinquedo na Disney e nos deparávamos com uma loja mágica, com aromaterapia, trilha sonora, atendentes simpáticos e gôndolas repletas de souvenirs?

Respeitando as proporções e ocasiões, isso é possível e muda toda a experiência. Você ainda vai ter que passar pela parte chata, mas sua primeira impressão deve ser positiva. Ao trazer a ideia para os portais que dividem as cidades, é possível pensar na criação de uma loja com produtos regionais, dicas de turismo da região, contratação de guias e o próprio portal a ser construído pode servir de ambiente de patrocínio para as empresas locais, tirando o custo direto da prefeitura e posicionando marcas.

Esse é um exemplo de como o marketing pode se fazer presente no turismo. De um pequeno projeto, ele pode virar realidade e nos encantar como viajantes em nossos próximos destinos.

3 destinos com marketing de experiência

AEROPORTO DE SAN JOSE, NA COSTA RICA

As paredes são plotadas com a floresta e os animais que simbolizam a Costa Rica. Os alto-falantes emitem o som da floresta e há uma fonte para simular uma cachoeira.

AEROPORTO DE SINGAPURA

É um espetáculo à parte. Eles simulam dentro do aeroporto os jardins do país. Tudo é real: um bioma inteiro em um ambiente controlado.

GRAMADO, NO BRASIL

Falando em place branding, o melhor case no país é o de Gramado, que mantém a identidade visual do lugar com madeira e hortênsias desde o portal do município até às placas de ruas e os canteiros centrais da cidade. O acesso às informações de turismo é sempre presente e facilitado

*Coluna originalmente publicado na edição #250 da revista TOPVIEW.

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