Havan: conheça o homem por trás da marca - TOPVIEW

A pergunta que não quer calar: quem é o dono da Havan?

Luciano Hang, o homem à frente de um dos negócios que mais cresce no país, fala sobre política, economia e as expectativas para os próximos anos

570 0
Compartilhe
havan

Neste mês, em homenagem aos homens, conversei com Luciano Hang, proprietário da maior loja de departamentos do país, a Havan, e empreendedor reconhecido como Empresário do Ano pelo Prêmio Líderes de Santa Catarina.

Como é estar à frente de um dos negócios brasileiros mais bem sucedidos?
É pensar na responsabilidade de continuar crescendo num país parado, que tem muitas burocracias e dificuldades para ser um empreendedor. Todos os dias devo pensar: “qual é o caminho que devo tomar para continuar crescendo?”

Seu nome entrou pra lista de bilionários da Forbes. O que isso representa para você? Além disso, como esse reconhecimento impactou seus negócios?
Fico feliz em ver meu nome numa lista mundial, mas acho que aumenta minha responsabilidade em querer mostrar que todo brasileiro pode chegar na mesma lista. Baseado num trabalho diário de querer sempre fazer o melhor, com humildade, simplicidade, comprometimento e disciplina. Há muito tempo não trabalho por dinheiro, trabalho por objetivos. O dinheiro é uma consequência do trabalho bem feito.

Em relação à reforma trabalhista, como ela pode beneficiar os colaboradores da Havan?
O Brasil é um dos países mais fechados com legislação anti empreendedorismo do mundo. Quanto maior a liberdade de empreender, maior o benefício dos colaboradores. Quanto maior o número de empresas, maior a possibilidade de um colaborador escolher onde quer trabalhar e quanto quer ganhar.

Muito se fala sobre seu apoio ao Presidente Jair Bolsonaro. Para esclarecer de uma vez por todas: qual a sua opinião a respeito do atual governo?
Para mim, até o momento, apoio todas as medidas. O Brasil precisa fazer grandes mudanças na economia, mas o mais importante é nos costumes e educação. Aqui na Havan, estamos correndo atrás para cumprir a promessa que fiz de aumentar as vagas de emprego caso o Presidente fosse eleito.

Você é inspiração para muitos empreendedores. Qual conselho você dá para quem quer trilhar o mesmo caminho que o seu? Sonhar, planejar e executar. Mas a palavra principal para que a pessoa tenha sucesso na vida é coragem!.

3 lições de negócios que aprendi com Luciano Hang:
1- Criar experiências para clientes
2- Ter sócios que te complementam
3- Estar atento às tendências

*Matéria originalmente publicada na edição 225 da revista TOPVIEW.

Leia Mais:
Cintia Malaquias entrevista Nilson Bernal, diretor-presidente e CEO do Jurema Águas Quentes

In this article


Join the Conversation