PODER

A fórmula para ter sucesso na carreira (este título contém ironia)

"Depende de muitas coisas como sua infância, onde você vive, seus valores e por aí vai"

Uma das maiores armadilhas dos anos 2010 foi a descoberta das fórmulas de sucesso como produto digital. “Medite”, “Acorde cedo”, “Faça jejum” sempre seguido de “e assim tenha sucesso”.

Como trabalho com recrutamento e tenho vagas abertas nas empresas, sempre recebo e-mails e mensagens me perguntando como “ter sucesso na vaga X”. Pois teoricamente, como conheço quem contrata, conheço quem já fez aquilo, ou seja tenho o mapa até o tesouro. Pois é, my friends, acontece que não é tão simples assim. Eu gostaria que fosse, acreditem. Seria como “imprimir novos candidatos em uma impressora 3D de pessoas”.

 

Poderia também ter inventado uma fórmula do sucesso para vender no Instagram, mas isso não tem a ver comigo. Não estou dizendo por exemplo que acordar cedo não faz bem, que meditar não ajuda o seu cérebro e que comer menos não vai lhe fazer viver mais tempo, isso é ciência, funciona, está comprovado. Acontece que o que funciona para mim pode não funcionar para o outro, pois o ser humano é uma coisa muito complexa.

E também acontece que sucesso é algo muitíssimo relativo. O suficiente para alguém sentar e colocar os pés em cima de uma mesa a la Grande Gatsby (que na minha opinião fracassou) e pensar: Consegui! Sou uma pessoa de sucesso!” , depende de muitas coisas como sua infância, onde você vive, seus valores e por aí vai.

Eu conheço gente perfeitamente saudável, que acorda às 4h30 todos os dias para surfar, tem uma saúde física e mental perfeita, mas nunca trabalhou, vive de ajuda dos amigos porque não tem dinheiro e se considera muito feliz. Conheço quem pratica triatlo e trabalha 12 horas por dia e se considera muito feliz. Conheço sedentários clássicos que comem fast food todos os dias e são perfeitamente felizes e bem sucedidos.

Assim como conheço herdeiros que tem absolutamente tudo e tomam remédios pois não enxergam sentido na vida. E outros herdeiros que “não precisam” trabalhar, mas trabalham mais do que quem lhes deixou a herança e são totalmente felizes.

Essa armadilha é perigosa, pois nela existe muito boa intenção: pessoas que tiveram grande sucesso e são felizes, escreveram seus caminhos em formato de fórmula ou manual e esses manuais venderam muito, trazendo ainda mais sucesso. Isso é maravilhoso, ajudou muita gente, mas não serve para todo mundo.

E esse texto é para as pessoas que um dia tentaram tudo de todas as fórmulas por meses, anos e nada mudou. Para essas pessoas eu digo: calma, respira e olha no espelho para dizer que tá tudo bem. Uma hora você vai encontrar sua fórmula.

Sobre o colunista 

Diego Godoy é headhunter e sócio da RecrutamentoFacil.com. Trabalhou em empresas multinacionais do segmento de serviços profissionais como PwC, Michael Page e Walt Disney Company. Também é fundador do Projeto Um Por Cento, reconhecido como iniciativa oficial pelo ACNUR e que trabalha na recolocação de refugiados no mercado de trabalho do Brasil. Foi eleito pelo LinkedIn um dos “Top Voices” em 2021.

Diego Godoy (Foto: acervo pessoal)

Deixe um comentário