POWER

Vídeo produzido com IA “ressuscita” Barão do Serro Azul na campanha para a eleição do Clube Curitibano; veja trechos

Conforme já noticiado anteriormente pelo Portal Grands por Bessa, a atual eleição para definir o presidente e a diretoria do Clube Curitibano é uma das mais acirradas de sua história. Além de ataques pessoais e de acusações de corrupção sem provas, agora circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp um vídeo com pouco mais de um minuto de duração, de autoria desconhecida, produzido com o uso de inteligência artificial em que a figura do Barão do Serro Azul, fundador do tradiciobal clube, se apresenta como contrário à atual gestão. Se não fosse a certeza de que Ildefonso Corrêa Pereira – nome do Barão – foi fuzilado no ano de 1894, a qualidade da imagem e da voz poderia induzir algumas pessoas a acreditar na veracidade do depoimento.

A chapa da situação, que leva o nome de Barão do Serro Azul, é encabeçada pelo advogado José Augusto Araújo de Noronha, ex-presidente da OAB-PR. Já a chapa 100% Curitibano, de oposição, tem como candidato principal Joel Macedo Pereira Neto, ex-procurador do Município de Curitiba e crítico da atual diretoria, com a qual rompeu para entrar na disputa. O candidato da chapa Mais Curitibano, também de oposição, é o empresário Fabio Adam Helm.

A votação para eleger o novo presidente, cargos de diretoria, conselhos deliberativo e fiscal, além do Ouvidor, será neste domingo, 19 de outubro, das 9h00 às 17h00 nas cinco sedes do clube. O vencedor do pleito irá administrar o clube no período 2026-2029 e comandar uma instituição que conta com cerca de 30 mil sócios e um orçamento anual estimado em R$ 100 milhões, maior do que muitas cidades brasileiras.

Deixe um comentário