Vice-presidente da ACP confirma candidatura para eleição de outubro e recebe apoio de antigos presidentes

O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), empresário José Eduardo de Moraes Sarmento, formalizou nesta quinta-feira (30) sua candidatura à presidência da entidade em encontro com ex-presidentes no Business Club, em Curitiba. A eleição para a nova diretoria da ACP está prevista para outubro e o eleito assumirá a gestão em janeiro de 2026.
Sarmento já havia comunicado sua decisão durante a reunião mensal da diretoria no início da semana. No encontro desta quinta, ele reforçou seu posicionamento e buscou consolidar apoios importantes entre nomes históricos que já ocuparam o comando da entidade.
Com 30 anos de atuação dentro da ACP, José Eduardo Sarmento lembrou que, na eleição anterior, chegou a lançar sua candidatura e iniciou a campanha, mas retirou seu nome da disputa atendendo a pedidos de lideranças da entidade que defendiam uma composição em nome da unidade institucional.
“Naquele momento, coloquei os interesses da instituição acima do projeto pessoal. Apoiei a chapa vencedora com a confiança de que haveria reciprocidade. Agora, nada mais justo que o entendimento seja novamente promovido em prol da estabilidade da entidade. Estou colocando meu nome à disposição com a mesma vontade de servir, com espírito de conciliação, mas também com propostas claras para o futuro da ACP”, afirmou Sarmento.
Segundo ele, sua chapa está sendo construída com base em novas lideranças e terá como eixo o fortalecimento institucional da ACP. A proposta é modernizar a entidade, ampliar a influência junto às esferas municipal, estadual e federal, e reforçar sua presença na defesa dos interesses do comércio e da livre iniciativa.
“Precisamos de uma ACP mais ativa, mais conectada com os desafios contemporâneos, e que volte a ser ouvida com respeito nas decisões que afetam o setor produtivo”, defendeu. Ele também pretende atuar na atração de jovens empresários e empresárias para a instituição.
José Eduardo Sarmento informa que conta com o apoio de vários ex-presidentes da associação, incluindo Virgílio Moreira Filho, Ardisson Akel, Marcos Domakoski, Claudio Slaviero (pai do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero), Jonel Chede, Gláucio Geara e Edson José Ramon.