NEWS

Vestibulares de inverno aquecem o mercado imobiliário de Curitiba; estudantes buscam apartamentos de um ou dois quartos

jovem adulto sexo masculino tirando fotos de um predio (1)
Vestibulares de inverno aumentam a procura de imóveis pequenos em Curitiba. (Foto: Freepik)

Os vestibulares de meio de ano impulsionam a busca por imóveis residenciais para locação em Curitiba, especialmente entre estudantes de outras cidades que vêm para a capital estudar. De acordo com profissionais do setor, os imóveis mais procurados são apartamentos pequenos e com valores mais acessíveis, preferencialmente bem localizados em relação às universidades.

“Estamos com uma oferta considerada baixa de imóvel residencial no mercado, estamos até com fila. Então, a orientação para os estudantes interessados em alugar é: reserve, alugue, senão você vai perder o imóvel. O cenário está bem concorrido pra esse tipo de locação”, alerta Leonardo Baggio, vice-presidente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar).

Com atrativo, o setor tem buscado facilitar o processo de locação, oferecendo diferentes modalidades de garantia, como seguro fiança, fiador, cartão de crédito e título de capitalização, o que amplia o acesso dos estudantes aos imóveis disponíveis. Segundo Baggio, uma tendência que tem ganhado força é a locação coletiva. “Também percebemos as locações em conjunto: o estudante e mais dois amigos acabam alugando uma casa um pouco maior, para dividir”, complementa.

Juliane de Cássia, supervisora de locações da Imobiliária Galvão, destaca que no mês de junho houve uma alta na procura por apartamentos de um e dois quartos. Ao todo, a Galvão locou 72 imóveis em junho, a maioria (17) no Centro, bairro que concentra algumas universidades, como a UFPR. Com a disputa acirrada por imóveis bem localizados e com bom custo-benefício, a recomendação dos especialistas é que os interessados não deixem para a última hora a busca pelo novo endereço.

Deixe um comentário