Verão começa neste sábado e Simepar prevê estação típica com tempo abafado e chuvas rápidas
Neste sábado (21), às 6h20, começa o verão e, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia na capital apresentará nebulosidade devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao Oceano Atlântico, mas para as outras regiões do estado estão previstas pancadas de chuva. O dia deve ser ensolarado nas regiões de Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, entre outras cidades que terão temperaturas que podem chegar aos 31° C, como Foz. Já em Curitiba a mínima pode ser de 17°C.
Esse clima vai marcar praticamente todo o período do verão que será típico, com muito calor e chuvas rápidas. A estação será marcada pelo predomínio de massas de ar quente e úmido, condição conhecida como tempo abafado.
A atmosfera aquecida com muita umidade potencializa as condições para vários dias consecutivos de chuvas, geralmente entre as tardes e noites. “O verão paranaense caracteriza-se por dias mais longos e aquecidos, com maiores volumes de chuva e períodos eventuais de muito calor. Nesta época do ano, as frentes frias são menos frequentes. É comum projetarem seu eixo mais instável em direção ao interior do Oceano Atlântico, na altura sul do país, favorecendo a instabilidade atmosférica no Paraná”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.
A boa notícia é que a estação não será influenciada pelo fenômeno climático La Niña, o que garantirá que a temperatura média do ar fique dentro ou ligeiramente acima da média nos próximos três meses. “Embora estejam previstos alguns dias consecutivos com temperaturas muito elevadas, não são esperadas ondas de calor”, informa o meteorologista do Simepar.
Com base nas informações emitidas pelo órgão, a Defesa Civil estadual fará o acompanhamento contínuo das condições do tempo no litoral e em outras localidades do estado. Serão divulgados alertas e orientações à população sempre que houver risco de desastre natural, agilizando as ações de resposta e apoio do governo. Os avisos sobre a iminência de eventos severos serão enviados por celular gratuitamente mediante cadastro que pode ser feito neste site.