
UTIs de dois hospitais de Curitiba estão entre as melhores do Brasil

As UTIs dos hospitais do Grupo Marista estão entre as melhores do país, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). No ranking nacional, o Hospital Universitário Cajuru recebeu o selo de Top Performer, enquanto o São Marcelino Champagnat foi reconhecido como UTI Eficiente.
A avaliação monitorou a qualidade de mais de 20 mil leitos, de 800 hospitais do país, ao longo de 2024. A certificação é dividida em duas categorias: Top Performer, destinada às UTIs que figuram entre as 33% melhores do país, e UTI Eficiente, atribuída às unidades que apresentam desempenho acima da média estabelecida.
Desde 2016, a premiação destaca a excelência do atendimento prestado por unidades de saúde de todo o Brasil. “Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no país. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica, mesmo em contextos desafiadores”, diz a presidente da Amib, Patrícia Mello.
O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. É vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Já o Hospital São Marcelino Champagnat é referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up.
“Os reconhecimentos são um reflexo daquilo que construímos no dia a dia de cuidado com o paciente. O Hospital São Marcelino Champagnat é a única instituição do Paraná e uma das 37 no Brasil certificadas pela Joint Commission International (JCI), conquista que reforça a excelência e a segurança no atendimento dos hospitais Maristas”, afirma o diretor-geral dos hospitais, Juliano Gasparetto.