NEWS

“Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, do MON, é eleita a melhor exposição do ano pela Associação Brasileira de Críticos de Arte; mostra conquistou duas categorias

MON prêmio ABCA Foto Antônio More 7
A exposição, que ocupa a Sala 6 do Museu Oscar Niemeyer, já foi vista por cerca de 1 milhão de pessoas. (Foto: Antônio More).

Na noite de hoje (09), o Museu Oscar Niemeyer receberá os prêmios de Melhor Curadoria e Melhor Exposição do Ano na cerimônia promovida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. O Prêmio ABCA é um dos mais importantes no cenário nacional das artes.

O MON venceu nas duas categorias com a mostra “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes. A entrega do prêmio acontecerá no Teatro Antunes Filho, em São Paulo.

“Esta premiação é o reconhecimento de um longo caminho que teve início anos atrás”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, que receberá a premiação em nome do museu. “Há aproximadamente 9 anos começamos a conversar com o saudoso Sr. João Lazzarotto, único irmão do artista curitibano Poty Lazzarotto, sobre a generosa doação do incrível legado de mais de 4 mil obras ao acervo do MON e, consequentemente, a todos os seus visitantes”, diz Juliana.

Ela explica que a doação foi um esforço conjunto que envolveu MON, Secretaria de Estado da Cultura e o Governo do Paraná. “Mais do que comemorar o centenário desse artista curitibano, que é um dos principais nomes das artes do estado e do país, a exposição se tornou um local de referência a Poty Lazzarotto”, complementa.

“Os visitantes do museu, em especial as centenas de estudantes das redes pública e particular que diariamente frequentam o MON, têm agora uma oportunidade única para conhecer melhor esse gênio das artes”, comenta Juliana.

Inaugurada em abril de 2024, a exposição ocupa a Sala 6 do Museu e já foi vista por cerca de 1 milhão de pessoas.

Deixe um comentário