
Suíça Medartis compra 51% da paranaense NeoOrtho, empresa de soluções ortopédicas fundada por Geninho Thomé

A Medartis, uma das principais fabricantes e fornecedoras do mundo de dispositivos médicos para fixação cirúrgica de fraturas, anunciou nesta terça-feira (18) a aquisição de 51% da NeoOrtho, empresa brasileira referência em soluções ortopédicas, com sede em Curitiba. O valor da transação não foi anunciado pelas empresas. O processo deve estar concluído até o final de abril e marca a expansão da multinacional suíça na América Latina. Esta é a segunda empresa de Geninho Thomé vendida para uma multinacional suíça. Em 2012, ele negociou a Neodent, de implantes dentários, com a Straumann, que adquiriu 49% das açoes e, três anos depois, os 51% restantes.
“Estamos orgulhosos de ver a empresa que criamos ser referência para uma multinacional suíça e ampliar o acesso às soluções desenvolvidas por nós para toda a população. Mostra que o caminho trilhado foi o correto”, afirmou o fundador da NeoOrtho, Geninho Thomé, que comanda a empresa junto com seus filhos João Alfredo e José Guilherme Thomé.
A DMGSA – Domingues Sociedade de Advogados, escritório especializado em direito empresarial com sede em Curitiba, assessorou os vendedores na venda do controle da empresa curitibana. “Um deal dessa complexidade costuma demorar vários meses, mas esse foi negociado e assinado em menos de 60 dias; as partes já se conheciam de uma transação anterior, o que abreviou algumas discussões típicas em processos de M&A”, afirma o advogado Gabriel Zugman, sócio da DMGSA responsável pela área de M&A e que liderou a negociação jurídica pela ponta vendedora. O investimento marca uma entrada estratégica da multinacional suíça no disputado mercado de próteses da América Latina no segmento standard.
A assessoria jurídica dos vendedores na transação foi realizada pela DMGSA – Domingues Sociedade de Advogados, com a participação do sócio Gabriel Zugman e dos advogados Luciana David e Rodrigo Coppla. A compradora foi assessorada pelo Lefosse Advogados.
Em fevereiro deste ano, o Grands por Bessa noticiou que R$ 120 milhões serão investidos na construção de uma nova fábrica da NeoOrtho em Curitiba. A unidade irá triplicar a capacidade produtiva da empresa, chegando a até cinco milhões de peças por ano, consolidando sua posição como uma das maiores referências tecnológicas do setor no Brasil. Em 2025, a Neoortho celebra 20 anos de atuação no mercado.