Sociedade Paranaense de Pediatria adere a movimento nacional de mobilização em defesa da infância e da adolescência

Pediatras de todo o país realizarão uma mobilização nacional em defesa da infância e da adolescência. No Paraná, o ato é apoiado pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) que reunirá, no domingo (30), diretoria, departamentos científicos, afiliados e acadêmicos. O objetivo da mobilização será o de promover a maior inserção do pediatra na atenção primária de saúde. Dentro desse contexto, o título da ação será “Atenção Primária – Qualidade desde o primeiro contato”. A concentração será a partir das 10h, próximo do estacionamento da BR-277, no Parque Barigui.
O Victor Horácio de Souza Costa Júnior, presidente da SPP, diz que o pediatra exerce papel indispensável na atenção primária, “como protagonista para o acompanhamento integral de meninos e meninas desde os primeiros anos de vida até a adolescência”. Afinal, “é ele quem reúne o conhecimento e a sensibilidade necessários para garantir um cuidado integral e contínuo às crianças e adolescentes”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, outras parcerias estão sendo firmadas com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) para ações conjuntas visando ampliar a vacinação da criança e do adolescente, fortalecer a valorização da profissão médica e reafirmar o papel essencial do pediatra na atenção primária.
Ao citar o slogan de ações anteriores desenvolvidas pela SPP, o atual presidente diz que toda criança precisa de “um pediatra pra chamar de seu”. Ele acrescenta que a pediatria é a segunda maior especialidade médica do Brasil, com cerca de 50 mil membros.