Restaurante Durski fecha após 25 anos e deixa clientela inconformada
A alta gastronomia curitibana acaba de sofrer uma baixa. O tradicional restaurante Durski, localizado no Centro Histórico da capital paranaense, encerrou suas atividades no último domingo (15), após dar férias coletivas à equipe.
A notícia, que veio acompanhada de uma carta postada pelo proprietário do restaurante, Júnior Durski, surpreendeu os clientes que lamentaram a decisão nas redes sociais.
“Com profunda emoção e o coração cheio de gratidão, anunciamos que, após 25 anos de história, o Restaurante Durski encerrou, definitivamente, suas atividades no dia 15 de dezembro de 2024. Desde 1999, tivemos o privilégio de ser referência em alta gastronomia internacional, com destaque para a culinária eslava, e palco de momentos inesquecíveis para nossos clientes e amigos”, diz um trecho da carta.
Aberto em 1999, na Avenida Jaime Reis, no tradicional bairro São Francisco, o Durski foi referência em alta gastronomia internacional e seu salão, com decoração clássica, era frequentado por uma clientela fiel e exigente. Os guardanapos e talheres do restaurante continham os nomes dos clientes mais frequentes.
Além da gastronomia eslava e da premiada adega, o restaurante era conhecido também pela equipe composta por ex-moradores de Prudentópolis, cidade natal de Durski com predominância ucraniana.
Entre as celebridades que recebeu está a cantora e atriz americana Olivia Newton-John quando se apresentou no Guairão, em 2016, com o show da turnê Summer Night. A visita foi intermediada pelo colunista Reinaldo Bessa. Olívia e seu marido, John Sterling, foram recebidos por Durski e sua mulher Kethlen para um jantar exclusivo com direito a um tour por todo o restaurante e sua famosa adega.
A adega do Durski era uma atração à parte. O espaço abriga mais de 2,5 mil rótulos de vinhos renomados de diversos países, avaliados em alguns milhões de reais. Em 2020 a adega recebeu o prêmio Wine Spectator’s Best of Award of Excellence, concedido pela consagrada publicação norte-americana Wine Spectator. Júnior Durski continuará com os restaurantes Madero.