
Regina Vogue retorna aos palcos em montagem que faz referência a Vidas Secas; espetáculo marca 64 anos de carreira

A peça “Desmonte”, que marca o retorno de Regina Vogue aos palcos, estreia nesta quarta-feira (9) no Teatro José Maria Santos, em Curitiba. Depois de muitos anos sem apresentar uma montagem adulta na capital, a atriz, que completa 64 anos de teatro, vai contracenar com os atores Cícero Lira e Edson Rocha.
O convite para atuar no novo projeto foi feito por Lira, que também é produtor. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”, diz Lira.
A montagem, que faz referência ao clássico Vidas Secas, de Guimarães Rosa, apresenta a história de Antônio, um artista que está em crise e, no limiar entre a vida e a morte, reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó, uma contadora de histórias, e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe.
“Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando aos quatro ventos que o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”, destaca Regina, que na peça interpreta três personagens.
A dramaturgia, desenvolvida por Cleide Piasecki em “Desmonte”, incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. “A peça retrata as reflexões de um artista, mostra seu olhar sobre a arte e as escolhas que fez para continuar na profissão”, afirma a diretora.
O texto também se baseia na peça digital Que Absurdo!, escrita e dirigida por Lira, que neste novo projeto interpreta o personagem artista. Ela foi lançada no Youtube em 2020 durante o período de isolamento com a pandemia do COVID-19.
Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constroi narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. Realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da prefeitura de Curitiba, o espetáculo tem entrada gratuita.
Serviço
Regina Vogue celebra 64 anos de palco com apresentação de “Desmonte”
Data: Desta quarta-feira (9) ao dia 20 de abril, sempre às 20h30
Endereço: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco
Entrada gratuita, retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do teatro.