
ParkShoppingBarigüi atinge mais de R$ 1,6 bilhão em vendas em 2024.

O ParkShoppingBarigüi está entre os 10 shoppings da Multiplan que tiveram melhor desempenho das vendas ao longo de 2024. O shopping alcançou R$ 1,6 bilhão em vendas, 6,8% a mais do que o mesmo período do ano passado, segundo Relatório de Resultados da Multiplan Empreendimentos Imobiliários (4T24), anunciado no último dia 6 de fevereiro. Somente no último trimestre do ano, o ParkShoppingBarigüi atingiu R$ 551,9 milhões em vendas, 12,5 % a mais em relação ao mesmo período do ano anterior (2023).
Impulsionada pelo desempenho sólido de seus 20 shoppings e iniciativas estratégicas de expansão, do qual o ParkShoppingBarigüi faz parte, a Multiplan alcançou recordes históricos. O lucro líquido anual atingiu R$ 1,3 bilhão, o que representa um aumento de 31,4% em relação ao ano anterior. No 4T24, o lucro apurado foi de R$ 512,4 milhões, uma evolução de 69,4%.
O ano de celebração de cinco décadas da Multiplan marcou um importante avanço nas metas e no desenvolvimento da Companhia. A receita líquida no ano totalizou R$ 2,5 bilhões (+23,8%) e R$936,3 milhões no 4T24 (+64,1%), reflexo da melhora operacional e positivamente impactada pelas expansões e revitalizações. A empresa também fechou o ano com crescimento em índices importantes como NOI (+6,0%), FFO (+27,3%) e EBITDA (+22,3%).
“Tivemos um ano histórico, marcado por investimentos em expansões e revitalizações. Demos continuidade à estratégia de ampliar e melhorar os nossos ativos, o que vem gerando resultados positivos ano após ano. Inauguramos as expansões do DiamondMall (MG) e do ParkShoppingBarigüi (PR); e lançamos a do ParkShopping, em Brasília. Concluímos, também, a primeira fase das revitalizações do BarraShopping (RJ) e do MorumbiShopping (SP)”, comenta Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan.
As vendas totais nos shoppings da Multiplan atingiram R$ 24,0 bilhões no acumulado de 2024, com alta de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. No 4T24, as vendas atingiram recorde trimestral de R$7,6 bilhões, com uma evolução de 10,7% em relação ao quarto trimestre de 2023, se firmando também como o trimestre com maior crescimento em vendas no ano. Todos os shoppings tiveram aumento nas vendas em 2024.
Datas comemorativas também estimularam o varejo e, na semana do Natal, por exemplo, os empreendimentos da Multiplan tiveram uma elevação de 11,0% em vendas, percentual superior aos dados registrados pela Abrasce (+5,5%) e pelos grandes varejistas (+3,4%). No âmbito comercial, novas lojas foram locadas, o que contribuiu para um aumento na taxa média de ocupação – o maior desde 2020 -, chegando a 96,2% em 2024.
Além disso, mais de 1,2 mil eventos foram realizados ao longo do ano nos shoppings da Multiplan, reforçando a importância desses espaços como centros de convivência e entretenimento.
Ao longo de 2024, a Multiplan investiu R$ 911,0 milhões, 53,0% a mais que no ano passado, sendo a maior parte destinada para expansões e revitalizações. Duas grandes expansões foram entregues: o ParkShoppingBarigüi (PR), que recebeu R$ 600 milhões para ampliar sua estrutura em mais de 15 mil m², incluindo um terceiro piso, 75 lojas e um centro médico com 25 especialidades; e o DiamondMall (MG), que ganhou um novo quarto piso e 25 lojas voltadas ao mercado de luxo, com aporte de R$ 86 milhões. As expansões já tiveram um reflexo significativo nas vendas. No 4T24, o DiamondMall e o ParkShoppingBarigüi somaram vendas de R$ 837,6 milhões, representando um crescimento de 18,0% em comparação com o mesmo período de 2023.
Além disso, três expansões estão em andamento. A do Parque Shopping Maceió (AL) será inaugurada em 2025, enquanto o MorumbiShopping (SP) e o ParkShopping (DF) terão suas novas áreas entregues em 2026.
O aplicativo Multi, plataforma digital da Multiplan voltada ao relacionamento com clientes, encerrou 2024 com um marco expressivo: nos últimos 12 meses, registrou 28 milhões de acessos e mais de 1,5 milhão de novos cadastros. Em dezembro, foi o 8º app de compras grátis mais baixado na App Store, destacando-se como o único de uma administradora de shoppings entre os 10 primeiros. Desde o lançamento, em 2019, o Multi já superou 8,0 milhões de downloads e, no último ano, cresceu quase 45,5%, atingindo 1,3 milhão de usuários ativos por mês. Com uma proposta focada em conveniência e benefícios exclusivos, a plataforma oferece descontos, resgate de ingressos e cadastro de veículos pelo Acesso Multi.
Com esse desempenho, a Multiplan inicia 2025 com perspectivas promissoras, incluindo novas expansões, revitalizações e estratégias voltadas à inovação e experiência do cliente, sempre com o objetivo de gerar valor para acionistas e consumidores.
Para mais informações, acesse o balanço completo do 4T24 aqui.
*Fonte: “Relatório de Resultados Natal 2024” – Abrasce (link).