NEWS

Paraná recebe prêmio internacional da ONU por políticas estaduais para idosos

WhatsApp Image 2025 08 27 at 12.56.14

O Paraná foi reconhecido, nesta segunda-feira (25), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), braço da Organização das Nações Unidas (ONU), como um Estado que é referência mundial em políticas para idosos. O certificado foi entregue pela Organização Pan-Americana (Opas), que integra a OMS. Além do governador Ratinho Jr., participaram da comitiva a deputada Márcia Huçulak, que representou a Assembleia Legislativa, Leandre Dal ponte, secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.

O evento, que foi em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, entregou aos representantes do Estado certificado oficial que estabelece o Paraná como membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Com o selo, o Estado passa a fazer parte de um grupo de países, estados e cidades reconhecidos pela eficiência dos seus programas e experiências para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades.

O Paraná é o primeiro estado (ente sub nacional) certificado na América do Sul para a Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa. A rede reúne pouco mais de 1700 membros – a maior parte, cidades, Curitiba entre elas. Dos 51 municípios brasileiros na rede, 38 são paranaenses (75% do total).


A comitiva finalizou a missão nesta terça-feira (26/08) com uma reunião técnica com o pessoal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro alinhou apoio financeiro ao Estado para programas sociais, principalmente os voltados às pessoas idosas.

WhatsApp Image 2025 08 27 at 12.56.13 (1)
A deputada Márcia Huçulak, a médica Socorro Grass e a secretária Leandre Dal Ponte.

No giro pela capital norte-americana, Márcia reencontrou uma velha conhecida. A médica Socorro Grass é hoje assistente do diretor geral da Opas, o brasileiro Jarbas Barbosa da Silva.
Como representante da entidade no Brasil, Socorro foi interlocutora frequente de Márcia, principalmente no período em que a deputada foi secretária de Saúde de Curitiba e nas reuniões tripartite da saúde (quando governo, estados e municípios debatem estratégias para o Sistema Único de Saúde, SUS).

Deixe um comentário