PERSONAS

Os primeiros passos de Eduardo Pimentel na Prefeitura de Curitiba

WhatsApp Image 2025 03 28 at 16.49.21 (1)
O prefeito de Curitiba fez um balanço dos primeiros dias de mandato (Foto: Hully Paiva-Secom).

Ao completar 332 anos, Curitiba tem um novo prefeito. Eduardo Pimentel tomou posse no dia 1º de janeiro de 2025, após acumular posições de destaque na política estadual como vice-prefeito da capital em dois mandatos, diretor da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná e secretário de Estado das Cidades.

Em seus primeiros dias na Prefeiturade Curitiba, Pimentel tem alternado reuniões de planejamento e alinhamento no gabinete com uma intensa agenda pela cidade, conversando e ouvindo as demandas dos moradores frequentemente. “Nesse começo de gestão, conseguimos colocar em prática uma série de iniciativas que tínhamos planejado: meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados com o programa Domingão Paga Meia; Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba”, revela.

O novo prefeito de Curitiba também destaca a Operação Centro Seguro, que terá caráter permanente, com reforço nos horários e áreas mais vulneráveis da região central, com foco inicial de combater os crimes de furto, roubo e tráfico de drogas, que são mais recorrentes na área. “Para enfrentar as consequências das fortes chuvas na cidade, estamos fazendo a limpeza e o desassoreamento dos rios em conjunto com os municípios vizinhos da Região Metropolitana. Também estamos trabalhando com a implantação de duas novas bacias de contenção do Rio Atuba, na região do bairro do Atuba, na capital”, completa.

Outra ação importante de Pimentel foi a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, sob a administração do vice-prefeito Paulo Martins. “A missão do Paulo é de impulsionar o crescimento econômico e criar um ambiente favorável à geração de empregos e renda através de programas e qualificação de mão de obra, o que inclui também moradores em situação de rua. A secretaria terá um amplo espectro de atuação, como estímulo ao comércio, turismo e empreendedores em pequenas empresas”, confirma Pimentel.

A nova gestão está dando continuidade aos grandes projetos de mobilidade urbana já iniciados na capital, como o Novo Inter 2 e o Ligeirão Leste-Oeste. “Esses grandes lotes de obras estão atualmente em execução e representam o futuro do transporte coletivo de Curitiba, junto com o processo da nova concessão do transporte, cujo modelo está sendo elaborado pelo BNDES e que acontecerá este ano”, lembra o prefeito.

Ele revela que o BNDES está elaborando um estudo para concessão e instalação de Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. “Se for aprovado, serão 22,8km de percurso de VLT em operação entre os dois municípios para atender uma capacidade diária de até 160 mil passageiros do transporte metropolitano”, destaca.

Educação

Na área da educação, a Rede Municipal de Ensino vai ganhar mais investimentos em infraestrutura e tecnologias educacionais. Antes do início do ano letivo, foram realizadas obras e reformas nas unidades por toda a cidade. “Neste ano, foram convocados para a rede 103 professores da Educação Infantil, 285 agentes de apoio educacional e cerca de 300 professores que estavam lotados em funções administrativas. Em fevereiro, convocamos 420 profissionais do Magistério – Docência I que foram aprovados no concurso público, a fim de garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças”, relata Pimentel. “Além de novos 36 CMEIs, vamos buscar a ampliação do atendimento com vagas na rede privada. Enquanto isso não acontece, criamos o Vale-Creche, que já foi aprovado na Câmara Municipal. Faremos também a busca ativa por prédios que possam ser locados e adaptados para abrigar um novo CMEI, o que encurta o tempo de espera por uma nova unidade, pois uma construção pode demorar um ano ou mais”, continua.

Outras ações de destaque do início de gestão de Eduardo Pimentel são a destinação de R$ 77,4 milhões em recursos do Tesouro Municipal para 12 hospitais da rede de saúde pública da capital, reafirmando a parceria que os hospitais filantrópicos têm com o ecossistema de saúde de Curitiba, e a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Segurança (Concep), órgão que reúne representantes da sociedade civil e da Prefeitura para definir e controlar as ações do setor na cidade. O Conselho terá a função de propor, assessorar e orientar a formulação de políticas públicas de segurança e defesa social para a cidade.

Com informações de Brenda Jung – Revista TOPVIEW.

Deixe um comentário