Ortopedista, ministro da Saúde recebe título de cardiologista honorário em Curitiba
Reinaldo Bessa
[masterslider id=”211″]
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez o discurso de abertura do International Cardiology Meeting/46º Congresso Paranaense de Cardiologia, nesta quinta-feira (8), no Teatro Positivo – Grande Auditório. Ele destacou a importância de contar com as entidades médicas para a implantação do programa Médicos pelo Brasil, lançado no dia 1º de agosto em substituição ao Mais Médicos. “Iremos levar profissionais às regiões mais vulneráveis do país para salvar vidas”, disse. O ministro recebeu o título de Cardiologista Honorário do presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga.
Mandetta iniciou seu discurso explicando que desde que assumiu o cargo vem pregando a necessidade de reestruturar a atenção primária básica à saúde. “O programa Médicos pelo Brasil, que também inclui os cardiologistas, já é o início da reestruturação da saúde no país, e o segundo passo será a remodelação da saúde básica”, afirmou Mandetta à plateia de médicos, profissionais da saúde e políticos.
O cardiologista João Vítola, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, promotora do congresso, parabenizou o ministro pela recente divulgação do novo programa, que considerou uma conquista do governo e das entidades médicas do Brasil, não só as de cardiologia.
A palestra magna do evento foi proferida por uma das mais importantes cientistas mundiais na atualidade, a norte-americana Leslee Shaw, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, que abordou o tema “Reduzindo a mortalidade cardiovascular – qual a evidência que o tratamento guiado por tecnologia avançada por imagem pode ajudar?”. Durante a solenidade também houve homenagem ao cardiologista Tirone David, paranaense de Ribeirão Claro, que reside há décadas no Canadá, onde desenvolveu técnica de cirurgia cardíaca que leva seu nome e hoje é um dos cirurgiões cardíacos de maior prestígio internacional.
Também participaram da abertura do congresso o prefeito Rafael Greca, a secretária Municipal de Saúde, Márcia Cecília Huçulak, e o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga.
Thanks for another wonderful post. Where else may anyone get that kind of info in such an ideal way of writing? I have a presentation next week, and I am at the search for such information.