Orquestra Sinfônica do PR divulga programação que inclui concertos comemorativos dos 40 anos
A Orquestra Sinfônica do Paraná inicia, no dia 15 de fevereiro, às 16h, no Museu Oscar Niemeyer, as apresentações comemorativas dos 40 anos de fundação, com o concerto “Mostly Mozart” que trará, entre outras obras, “Exultate, jubilate”, escrita em 1773, e a “Sinfonia nº 36” em Dó Maior, conhecida como “Linz”, que foi composta em apenas três dias. As apresentações no MON acontecerão ao longo do ano, sempre aos sábados (5 de abril, 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro).
No dia 21 de fevereiro, às 20h, a Orquestra se apresenta no Centro de Convenções Prefeito Sebastião Natal Colodel, de Almirante Tamandaré, trazendo a abertura da clássica ópera do maestro Carlos Gomes, “O Guarani”, além de outros clássicos de compositores consagrados como Gioacchino Rossini, J. Strauss e Piotr Tchaikovsky.
Nos dias 10 e 12 de março e entre 20 e 23 do mesmo mês, serão feitos concertos no Guairão e no programa estão previstas apresentações da obras do compositor francês Maurice Ravel (em comemoração aos 150 anos dele) como a “La valse”, para piano em sol maior com o solista Fabio Martino e o clássico Bolero de Ravel. No segundo concerto da série Ouro, serão apresentadas as obras do compositor alemão Richard Wagner, como “Os mestres cantores”, “Prelúdio e morte de amor” e a “Sinfonia número 4” do russo Tchaikovsky.
A programação comemorativa inclui também a “Sinfonia da Ressurreição”, de Gustav Mahler, que será apresentada entre os dias 28 de maio e 1º de junho, com regência do maestro Roberto Tibiriçá e a participação da soprano Gabriela Pacce, da mezzo Ana Luiza Beneditti e coro. Ainda serão apresentados concertos da segunda edição da Série Ouro que acontecerão nos dias 12 e 15 de junho.