PERSONAS

Neurocirurgião curitibano Ricardo Ramina representa a América do Sul na abertura de congresso internacional na China

6bee908d 60ac 46ea 9be1 9956577558d0
Ricardo Ramina foi um dos fundadores do MASSIN, congresso internacional para difundir avanços científicos na neurocirurgia mundial. (Foto: Divulgação).

O neurocirurgião curitibano Ricardo Ramina foi o representante da América do Sul convidado para integrar a abertura do congresso do MASSIN 2025 (Madjid Samii Society of International Neurosurgery), em Shenzhen, na China. O evento, que encerrou neste domingo (16), reuniu alguns dos neurocirurgiões mais renomados do mundo e buscou impulsionar o desenvolvimento global da neurocirurgia por meio da discussão de casos de alta complexidade, apresentação de inovações na especialidade e compartilhamento de técnicas cirúrgicas de ponta.

Além de realizar a fala de abertura do congresso, o neurocirurgião, que é fundador do Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC), apresentou individualmente seus trabalhos: “Tratamento Cirúrgico de Schwannomas Vestibulares grandes e gigantes” e “Cirurgia de Tumores do Forame Jugular”.

Hoje, ele a é o médico que possui a maior experiência mundial em tumores do forame jugular, e a maior experiência em neurinoma do acústico, no âmbito das Américas – uma das maiores do mundo. O INC é um dos poucos centros no mundo a usar o 5-ALA no tratamento neurocirúrgico de meningiomas, e essa expertise também foi compartilhada no congresso.

20c57a0a d644 4abf 9bb8 e235c20e140e
O neurocirurgião do Hospital INC Kristofer Ramina também integrou a programação científica. (Foto: Divulgação).

O congresso foi organizado em parceria pelo Centro Médico Samii de Shenzen, Instituto Nacional de Neurociências da China e Instituto Nacional de Neurociências de Hannover (Alemanha). O programa contou com sessões imersivas em vídeo 3D e palestras de líderes globais nas áreas de IA, robótica e genética.

O MASSIN foi fundado, em 2007, pelo Prof. Dr. Ricardo Ramina (Brasil), Prof. Dr. Marcos Tatagiba (Alemanha) e Prof. Dr. Klaus von Wild (Alemanha) com a proposta de promover debates internacionais e difundir avanços científicos na neurocirurgia. A próxima edição anual do Congresso do MASSIN está prevista para ocorrer na Índia.

Deixe um comentário