MON teve recorde histórico de público em 2024 desde a inauguração; mais de 700 mil visitantes
O Museu Oscar Niemeyer registrou em 2024 o maior público desde a sua inauguração há 22 anos, 712.196 pessoas, número 41% superior ao total de 2023, que havia sido de 503 mil visitantes.
A marca histórica faz parte de um momento de aumento no número de visitantes que nos últimos três anos vem demonstrando um crescimento ascendente. Em 2024, 75% dos ingressos para o MON foram gratuitos.
A administração do museu acredita que o público foi atraído pelas 13 exposições de destaque e as mostras de premiadas obras. No início de 2024, o projeto “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON” inaugurou uma nova edição. A área externa do museu ganhou um parque de esculturas interativas, com obras de artistas como Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e Joana Vasconcelos.
Com curadoria de Marc Pottier, o Museu Oscar Niemeyer abriga diversas instalações permanentes e temporárias. “Cada vez mais democrático e inclusivo, com o ‘MON sem Paredes’ o museu rompeu o limite físico de suas paredes e abraçou a população, tornando-se acessível a todos”, diz a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.
Exposições inéditas foram realizadas, como as três entregues em novembro, nas comemorações dos 22 anos do MON. Foram elas: “O Olho da Noite”, de Jean-Michel Othoniel, e “Afinidades III – Cochicho, Luiz Zerbini”, ambas com curadoria de Marc Pottier, e “Convivendo em Harmonia com a Impermanência”, com curadoria de Géraldine Lenain.
Entre outras novidades, estão experiências imersivas em tempo real, biblioteca de vídeos interativos, videoinstalação e um “Museu Virtual” com 16 obras de 12 artistas asiáticos.
Outro destaque no ano foram as mais de 50 mil pessoas atendidas, em aproximadamente 160 atividades educativas ofertadas ao longo de 2024 pelo museu.