Marca holandesa de cosméticos comemora 30 anos no Brasil; sede está localizada na Grande Curitiba

A Keune, marca de cosméticos profissionais para cabelo, que foi fundada em 1922 na Holanda, comemora 30 anos da chegada ao Brasil. Em 1995, ao trazer a marca ao país, o curitibano Gerson Raskin deu início a uma jornada focada em conquistar a confiança desse grupo e construir relações de longo prazo. “Seguindo a orientação da matriz, a operação brasileira priorizou desde o início o fortalecimento de sua presença no setor. Ao longo dessas três décadas, ampliamos a atuação no país ao lado de pessoas que compartilham dos mesmos valores, visões e responsabilidade com a excelência”, afirma Marcelo Raskin, que assumiu o cargo de CEO, dando continuidade à jornada da família, enquanto o pai passou a integrar o Conselho administrativo.
Em um país de dimensões continentais, a capilaridade da empresa teve e ajuda de distribuidores regionais, que desempenharam um papel essencial na expansão do negócio e na aproximação com os cabeleireiros.
No ano em que completa três décadas, a Keune Brasil assume a liderança do mercado de coloração profissional, consolidando-se como uma das principais referências do setor e reafirmando a sua relevância como a coloração preferida de profissionais e consumidores.
Outra ação lançada foi a Keune Talent, que iniciou em 2021 como um programa inovador, pensado exclusivamente para impulsionar o crescimento técnico e estratégico de cabeleireiros com uma forte conexão com a marca. O projeto convida cabeleireiros com alto potencial e os acompanha por dois anos com uma programação diversificada e gratuita. Esse período inclui mentorias, treinamentos presenciais e on-line, conteúdos sobre coloração, corte, styling, branding pessoal, redes sociais e empreendedorismo.

Em 2023, a marca conquistou a Certificação B-Corp, concedida a empresas que atendem aos mais altos padrões de responsabilidade social, ambiental e de transparência. Esse reconhecimento reflete uma cadeia produtiva comprometida com impacto positivo, que inclui o uso de painéis solares e veículos elétricos na fábrica na Holanda, além de embalagens ecológicas. A Keune também é , desde sua fundação, 100% cruelty free (que se refere a produtos e práticas que não envolvem testes em animais em nenhuma fase de sua produção, incluindo ingredientes).
A sede da Keune no Brasil fica em Colombo, na Região metropolitana de Curitiba. Com 280 colaboradores diretos e 150 indiretos no país, a Keune Brasil se tornou, em fevereiro de 2025, a maior entre os 85 países em que a marca atua, conquistando o 1º lugar na categoria Most Impressive Growth. Além de ocupar o topo em crescimento, o país mantém-se há 11 anos entre os três maiores mercados da Keune no mundo.