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Mais afeto, menos comércio: para 45% dos brasileiros, estar junto em família é o maior presente de Dia das Mães

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Mais da metade dos entrevistados vai almoçar com a mãe no domingo e 45% acreditam que estar junto é o maior presente (Foto: Divulgação).

Nem só de presentes é feito o Dia das Mães, a data vem ganhando contornos mais afetivos. É o que mostra um levantamento da Pulso, conduzido pela Hibou Pesquisa e Insights em parceria com o Score Group. Para 44% das 1.125 pessoas ouvidas em todo o Brasil, a data é o momento de reconhecer o valor das mães, enquanto apenas 18% ainda a veem como meramente comercial, número que caiu 3 pontos percentuais em relação a 2024. Para outros 23%, trata-se de uma oportunidade de reunir a família, e 14% descrevem a data como uma saudade imensa. 

Por ser um momento de reconhecimento, é natural que o tradicional almoço em família siga soberano: 58% apontam a refeição com os familiares como o momento mais esperado do domingo, reforçando o encontro presencial como a principal forma de celebrar. E ele deve acontecer preferencialmente na casa da mãe ou da sogra, segundo 31% dos brasileiros. Apenas 5% planejam ir a restaurantes, número que caiu 2 p.p. em relação ao ano passado. Outros 17% preferem passar o dia das mães em casa, sem visitas, e 20% ainda não decidiram o que farão. 

Apesar de ser uma data mais emocional e afetiva para os brasileiros – 45% dizem que estar junto dela é o maior presente – mais da metade deles (53%) pretende comprar presentes. Mas um dado chama a atenção: Das 57% das mulheres entrevistadas que são mães, 21% pretendem se auto presentear, um salto de 6 p.p. em relação a 2024. Entre os públicos que serão presenteados estão, além das mães (69%), esposas (23%), sogras (18%), irmãs e filhas que já são mães (ambas com 9%).

As preferências de consumo revelam um foco em autocuidado e bem-estar: roupas (40%), perfumes (32%) e bolsas/acessórios (31%) lideram a lista. Em seguida, aparecem beleza e maquiagem (24%), calçados (18%), entretenimento (16%) e experiências como spa e massagem (9%). Entre as mães que responderam à pesquisa, viagens (50%) e perfumes (41%) lideram os desejos maternos.

Na hora da escolha do presente, o processo é, na maioria dos casos, planejado: 39% já sabem o que vão comprar, 38% tentam descobrir com a própria mãe o que ela quer ganhar, e 36% pesquisam ideias online. Apenas 26% deixam para escolher na hora, e 21% se deixam influenciar por campanhas promocionais. A personalização também importa: 26% escolhem o que a mãe realmente deseja, independentemente do que seja, e 12% priorizam utilidades.

Sobre gastos com estes presentes, 39% valorizam o que cabe no bolso. Mesmo assim, 58% afirmam que vão gastar mais neste ano com a comemoração, e ainda aumentou em 3 p.p. em relação a 2024 o número de pessoas dispostas a investir mais de R$ 250, agora somando 35% dos entrevistados. O ticket médio mais comum segue sendo até R$ 250, apontado por 65% dos entrevistados.

Sobre a pesquisa

O levantamento ouviu 1.125 pessoas nos dias 26 e 27 de abril, com margem de erro de 2,9%, representando homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B, C, D e E, em todo o Brasil. A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos.

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