PERSONAS

Livro e documentário trazem trajetória do casal Mário e Dircéa Petrelli; lançamento é nesta quinta-feira

Grupo Ric capa documentário 2
Obras retratam o empreendedor e sua esposa, figuras centrais na história da comunicação e da política no Sul do Brasil. (Foto: Divulgação).

Nesta quinta-feira (08), às 18h, serão lançados um livro e um documentário sobre o legado de Mário José Gonzaga Petrelli e de sua esposa, Dircéa Corrêa Petrelli. Com relatos emocionantes e depoimentos inéditos, o livro e o documentário buscam perpetuar valores e exemplos que seguem inspirando novas gerações. O evento, para convidados, será no Auditório Regina Casillo, do Solar do Rosário, no Centro de Curitiba.

O livro “Mário Petrelli, O Conciliador”, escrito pelo jornalista e mestre em Ciência Política Moacir Pereira, reúne entrevistas com personalidades da política nacional, familiares e amigos do co-fundador do Grupo Ric, maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná. Mário Petrelli, falecido em 22 de abril de 2020, aos 84 anos, é retratado como um homem de múltiplas dimensões. Sua trajetória passa pelo sucesso nos setores de seguro e comunicação, pela dedicação à vida pública e à solidariedade, destacando sua capacidade de conciliação. Tendo acesso a muitos canais, fez uso das articulações políticas e pessoais para atender ao próximo, sem alarde. “São muitos os relatos póstumos de socorro financeiro, emocionais e de saúde a que tivemos acesso”, relembra a filha Luciana, uma das coordenadoras do resgate memorial da família.

O documentário” Mário e Dircéa, o Valor de um Legado”, dirigido por Isabela Hoffmann, revela o cotidiano da família e destaca a atuação pública e o papel fundamental de Dircéa no apoio às atividades do marido e na criação dos filhos. Utilizando registros em vídeo do próprio personagem central, gravados em 2018, a produção apresenta não apenas o empresário de destaque nacional, mas também o marido, pai e amigo, revelando facetas pouco conhecidas de sua trajetória.

A narrativa é enriquecida por depoimentos de familiares, amigos e personalidades, além de entrevistas colhidas em diversas cidades do Brasil e na Itália, país de origem da família Petrelli. O filme destaca a intensa vida social do casal, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, quando eram conhecidos por receber amigos e figuras públicas em sua casa, criando um ambiente acolhedor e plural.

Dircéa Corrêa Petrelli, falecida em 21 de setembro de 2008, é apresentada como o alicerce da casa. “Ela foi o porto seguro da família”, destaca o filho Leonardo. Discreta, mas fundamental, foi responsável por dar estabilidade e estrutura ao lar, permitindo que Mário se dedicasse intensamente à vida profissional e social. Ele próprio reconhecia o papel essencial da esposa: enquanto mantinha uma rotina agitada, cheia de compromissos e viagens, Dircéa cuidava da família e dos filhos, transmitindo valores e mantendo a união entre todos. Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.

Deixe um comentário